Marketing para energia solar: por onde começar?
Com um crescimento de 63% e grandes investimentos, o mercado de energia solar está conquistando novos adeptos. Além do mais, desde 2012, os custos para a instalação de painéis de energia sustentável diminuíram 80%. Contudo, após redução de gastos e aumento da visibilidade da energia limpa, o aquecimento no setor é intensificado mesmo em anos de pandemia.
Apesar de possuir grande demanda e um crescimento desenfreado, o ramo de energia fotovoltaica não é mais um mercado monopolizado. Com isso, se destacar perante os seus concorrentes e atrair para a sua empresa o cliente ideal, tornou-se desafiador.
Mas, para toda barreira encontrada há um forma para supera-la. E é por isso, que o marketing para energia solar é o grande amigo de um negócio próspero. Então, investir em boas técnicas e profissionais qualificados é o caminho do sucesso fotovoltaico.
Nesse sentido, um bom investimento em marketing para energia solar é garantia de retornos positivos para um integrador. Sabendo disso e visando auxiliar você a fazer boas escolhas, separamos nesse artigo as principais formas de rentabilizar e maximizar os seus lucros através de um marketing de qualidade.
Por que o marketing para energia solar é tão importante?
Atualmente, com as tecnologias em processo de expansão constante, modificasse também, em proporção análoga, o comportamento dos consumidores. É por este motivo, que adaptar-se às novidades digitais é uma estratégia de se manter no mercado de forma ativa e reconhecida. Ou seja, o marketing para energia solar marca presença.
Pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) indica que 97% dos consumidores buscam informações na internet antes de comprar.
Se você ainda não está convencido, a importância da realização de um bom marketing está diretamente conectada ao fato de fidelizar consumidores, criando laços através de mídias e conteúdos ricos. Ademais, fazer uma comunicação eficiente com o cliente em potencial é traze-lo para perto, potencializando as chances dele optar pelo seu negócio.
Veja também: como vender mais projetos de energia fotovoltaica.
Se especificarmos esse marketing para energia solar, é conclusivo que o cliente em potencial irá procurar sanar suas dúvidas inerentes a custo, tempo e economia, na internet. E é aí que mora o “segredo”, já que, fornecer essas informações pode ser uma forma de transformar esse visitante em um consumidor do seu serviço.
Como eu posso atraí-lo?
Com conteúdos densos, de qualidade e com respostas de dúvidas frequentemente procuradas nos mecanismos de busca. Portanto, possuir dados relevantes, com um bom SEO (Search Engine Optimization) e assim, aparecendo na primeira página das buscas do Google, é um dos caminhos eficazes para marketing de energia solar.
Entretanto, existem diversas possibilidades de ser lembrado e reconhecido digitalmente. Então, aqui você conseguirá entender cada detalhe e ainda, aprenderá maneiras, vantagens e motivos para colocar em prática o marketing para energia solar na sua integradora.
Benefícios de um bom marketing para energia solar
Os benefícios de marketing para energia solar refletem-se na rentabilidade do negócio. É aquela velha frase “quem não é visto, não é lembrado”. Com isso, desenvolver técnicas específicas para o seu tipo de consumidor (persona) é investimento que trará retornos em forma de clientes fidelizados, gerando lucros e mais lucros para a sua empresa.
Além disso, a grande vantagem em ser lembrado, se concretiza quando seus anúncios chamam a atenção das pessoas, que passarão a olhar de maneira mais positiva para você e seu negócio.
Assim, você conseguirá passar confiança e segurança ao cliente, pois, utilizará estratégias que funcionam, comprovadamente. Portanto, sua equipe de vendas terá mais eficiência, visto que, atrairá pessoas certas e no momento certo. Contudo, o seu marketing alimentará o lead, até que ele esteja no momento propício para a devida comercialização.
Como captar clientes para sua integradora solar
Captar clientes com potencial de compra é um dos mais temidos problemas em integradoras solares. Mas, a dor de cabeça é passageira, pois, nós trouxemos todas as dicas que você precisará seguir para alavancar a captação e tornar os seus visitantes em consumidores fiéis do seu serviço.
Sobretudo, definir metas é um ponto primordial para a conquista de leads. Então, sempre tenha em mente que a sua meta deve ser algo alcançável e motivador.
- Considere fatores econômicos da região onde sua empresa vai atuar e também concorrentes que atuam no mesmo local.
Posterior a isso, com uma meta traçada, defina seu plano de ação. Ou seja, o que você fará para que o seu objetivo seja atingido?
- Nesse momento, é necessário testar caminhos e tornar o seu plano, um mapa. Não esqueça, nortear os seus passos é essencial, para que, seu alvo seja contemplado assertivamente.
Entretanto, não adianta possuir um bom plano e boas metas se você não investir em canais de divulgação eficazes. Em outras palavras, transmitir o conteúdo de forma relevante precisa vir acompanhado de campanhas competentes. É nesse momento que o marketing para energia solar auxilia sua empresa.
- Você pode começar com campanhas de links patrocinados no Google AdWords e Facebook Ads. Além disso, é importante você ter um site online para que as pessoas possam interagir com a sua empresa.
É notório, que as pessoas possuem mais facilidade e segurança para fechar negócio com quem elas conhecem, assim, elas sentem que o seu dinheiro estará preservado. Que isso é um fato, todos nós já sabíamos. Mas, nem sempre converte-lo é uma tarefa fácil, pois, o ser humano gosta da sua zona de conforto e prefere continuar comprando em lugares de referência.
Portanto, nesse momento, possuir um marketing de referência é agregador. Clientes satisfeitos são os melhores amigos de um negócio. É oportuno, por exemplo, que você atribua ações de divulgação através de indicação.
O motivo é muito simples: clientes fiéis com certeza vão indicar a sua marca para, pelo menos, uma pessoa.
Além disso, para que seus visitantes sintam-se próximos do seu negócio, é válido enviar e-mails com novidades, ofertas e informativos, assim como, conecta-lo com você através das suas redes sociais.
Marketing para energia solar: qual o conceito de marketing verde?
As questões relacionadas ao meio ambiente são amplamente debatidas no mundo atual. Logo, iniciativas positivas para preservação ambiental juntamente com às inovações tecnológicas tem ganhado cada vez mais espaço, como é o caso da energia solar.
O que é marketing verde?
O marketing verde é uma forma de realizar o marketing com foco nas vantagens, ou ainda, mostrando a ausência de efeitos prejudiciais de tal produto. O ecomarketing visa transmitir a imagem de um negócio com consciência ecológica.
Dessa forma, mostra-se que é possível realizar a mesma tarefa (produção de energia, nesse caso) sem precisar debilitar os recursos já escassos do meio ambiente.
Como implementa-lo para aumentar vendas?
- Não esqueça dos 3R’S: reduzir, reutilizar e reciclar
- Baseie o seu marketing de energia solar (verde) em atitudes e não apenas em um discurso
- Realize campanhas para a conscientização popular dos problemas gerados pelos poluentes
- Faça uso de um selo verde (certificação ambiental) para legitimar a preocupação da sua empresa com a sustentabilidade.
A energia solar em si, já realiza uma forma de marketing verde sem muitas explicações. Porém, incentivar com que as pessoas sejam adeptas do seu negócio, além de efetivo para suas vendas, é essencial para a concretização de uma empresa com preocupações sustentáveis.
Com isso, as campanhas são necessárias não apenas para maximizar lucros, mas também, para gerar cidadãos mais cautelosos. Além disso, mostrará que é possível economizar e ainda se mostrar preocupado em reduzir danos ambientais gerados pelos métodos tradicionais.
Marketing para Energia Solar: como fazer?
Construir um planejamento de marketing é absolutamente crucial para se manter “vivo” no mercado fotovoltaico. Em outras palavras, significa dizer que caso não haja a adaptação para os padrões de consumo atuais, provavelmente a sua empresa estagnará, ou seja, parará no tempo.
Com a alta adaptabilidade do ser humano, é indubitável que com os negócios, possamos aceitar novas tecnologias com facilidade. Pois, a internet nos possibilita fazer remotamente, tarefas que antes, demandavam muito tempo.
Então, porque não utilizar desse grande aliado para otimizar e fortalecer a sua empresa? Confira abaixo como fazer um bom marketing para energia solar e garantir o progresso no ramo energético.
10 dicas de Marketing para Energia Solar
Aprenda 10 dicas de marketing para energia solar infalíveis para a aceleração do seu negócio:
#1 Search Engine Optimization (SEO)
A otimização dos motores de busca (SEO) é uma maneira orgânica de promover o tráfego do seu site. Então, otimize suas palavras-chaves para termos importantes para indústria de energia solar e o seu público. Assim, com um site bom, conteúdos ricos, relevantes e bem otimizados, ele aparecerá nas primeiras posições de busca do Google.
Com isso, a construção de uma boa imagem, passando a ideia de domínio no assunto, é essencial. Pois, dentro da jornada de compra, o cliente irá confiar na marca, garantindo que na hora da escolha, sua empresa será uma forte candidata.
Além disso, o Inbound Marketing criará aos poucos uma relação duradoura com o visitante, aumentando assim, suas chances de compra. A partir do momento que ele é atraído para o seu site em busca de informação, fica mais fácil apresentar suas soluções e transformá-lo em cliente e até, quem sabe, um promotor da marca.
#2 Anúncios patrocinados
Outra dica muito importante de marketing para energia solar é a utilização de anúncios pagos. Diferentes dos orgânicos, que classificam e formam um “ranking” baseado na qualidade do site e na relevância das informações, nos anúncios patrocinados, você paga para aparecer primeiro nas pesquisas relacionadas ao seu negócio.
Porém, uma publicação paga pode gerar bons retornos financeiros para a sua empresa, já que, contribui para o conhecimento da sua marca e do seu serviço. Portando, concretizar onde o seu público-alvo passa mais tempo online é importante.
Os anúncios no Facebook, Instagram, LinkedIn e Google Ads podem ser otimizados para alcançar os clientes potenciais com base na localização e outros dados demográficos disponíveis.
Vale ressaltar que a publicidade, mesmo que paga, deve ser atrativa e gerar uma conexão com o seu site, por exemplo. Nesse sentido, será possível atingir seu público perfeito e em potencial, aumentando consideravelmente as suas vendas.
#3 E-mail marketing
O e-mail marketing é uma forma de manter o vínculo ativo com o seu consumidor ou cliente em potencial através de disparos de e-mails. Para coletar o maior número de leads, disponibilize formulários de captura de e-mail em sua homepage e no blog. Existem diversas forma de coloca-lo em prática, confira:
#a Newsletter:
A newsletter é mais abrangente, através dela é possível atingir o público alvo com divulgação de produto e ainda se tornar relevante, com assuntos interessantes para os seus assinantes. Se sua empresa já possui um blog com conteúdo frequente, a newsletter é uma excelente forma de alavancar o alcance da sua matéria.
Com uma newsletter ativa, os seus consumidores podem receber seus artigos diretamente no e-mail, fazendo com que o tráfego do seu site também aumente. E aliás, engajamento nunca é demais, não é?
#b E-mail promocional:
O e-mail promocional tem como finalidade promover uma oferta, diferente da newsletter, ele tem como objetivo a conversão. Ele possuem um potencial enorme de levar a mensagem certa para a pessoa certa, se bem otimizado, é claro.
#c E-mail sazonal:
Outra opção de e-mail marketing é o e-mail sazonal, que consiste em fazer com que o consumidor se sinta lembrado. Pode ser enviado em datas comemorativas, como aniversário, parabenização de alguma conquista e felicitações no geral.
#d E-mail Marketing de boas-vindas:
O e-mail de boas-vindas deve ser emitido logo que o seu visitante se torna um lead. Pode não parecer importante, mas trazer um novo lead para o seu negócio é extremamente relevante, pois, nutrindo ele de informações, como por exemplo, através da newsletter, ele tem grandes chances de se tornar um consumidor.
#e E-mail automatizado:
E-mail automatizado é qualquer ação de comunicação que haja entre o consumidor e a sua empresa de forma automática. Assim, a Automação de Email Marketing consiste no envio de emails automáticos para o lead, dependendo de determinada ação que ele realizou.
Além disso, é uma chance de nutrir o seu lead de conteúdos relevantes e relacionados com temas do seu interesse.
#4 Acompanhe a concorrência
Outra dica relevante de marketing para energia solar é manter-se informado sobre os seus concorrentes. Ademais, saber dos seus preços, informações geradas e engajamento. Uma plataforma que pode ser usada para te ajudar a monitorar esses fatores é Fanpage Karma, com ela, é possível monitorar seu concorrentes que estão dentro do Facebook.
Assim, muitos dados poderão ser analisados, e é claro, otimizados pela sua empresa. Independente de quantos concorrentes você tenha, seja o melhor no que você faz.
Por isso é de suma necessidade estar por dentro das novidades, vantagens e tipos de serviços que eles ofertam. A premissa básica neste caso é simples: olhe, revise e faça melhor.
#5 Utilize remarketing para captar clientes
O remarketing é uma forma de interagir com visitantes/pessoas/clientes que já tiveram algum tipo de contato com o seu negócio. Em outras palavras, são indivíduos que em algum momento já clicaram no site mas saíram sem solicitar um orçamento e nem deixaram informações para se tornarem leads.
Existe a possibilidade de você criar uma “regra” dentro das ferramentas de anúncio (como o Facebook e Google Adwords) onde você pode estabelecer que seu publipost só irá aparecer para os usuários/futuros clientes que já acessaram a página anteriormente.
#6 Invista em redes sociais
Uma maneira bem eficiente de marketing para energia solar são as mídias sociais. Pois, uma atuação digital é um diferencial e tanto. De modo que essas ferramentas tornaram-se essenciais para criar uma ponte de comunicação entre o usuário e a empresa. Além disso, ela também cria laços com o comprador em potencial, até que ele esteja pronto para comprar o produto/serviço.
Ampliar seus canais, como por exemplo, blog, site, Instagram e página, será fundamental para que o seu consumidor esteja informado sobre o seu negócio, otimizando suas vendas e rentabilizando a empresa.
Contudo, criar posts atrativos e interessantes no marketing de energia solar, também se faz de extrema necessidade, pois, você precisa chamar a atenção do espectador para as informações que você está querendo repassar.
Entretanto, além da criação de conteúdos chamativos, você pode potencializar ainda mais ao seu alcance publicando em horários específicos, onde seu material chegará até mais pessoas.
Em dias atuais, as suas redes são a cara da sua empresa. Isso porque ela possibilita conversar diretamente com o público-alvo, aumentar o engajamento e gerar tráfego para pontos de interesse, como o seu site.
#7 Conheça seu público-alvo
Essa é uma dica de ouro para quem quer arrasar no marketing para energia solar. Ter conhecimento do perfil do seu cliente ideal e destinar conteúdos para ele, é a chave para o sucesso do seu marketing. Sobretudo, compreendendo o seu público-alvo, você consegue visualizar seus desafios e expectativas.
Ou seja, será possível moldar seu negócio para essa demanda. Nesse sentido, pode personalizar e destinar conteúdos específicos para o seu comprador em potencial, sendo assertivo em suas designações.
#8 Call to action (chamada de atenção)
Se você quer trazer mais leads para o seu negócio, é imprescindível a utilização da chamada de atenção no seu marketing para energia solar. A call to action é qualquer chamada que faz com que o seu visitante possa realizar uma ação, por exemplo: um link para um outro post relacionado ou a oferta de um material rico, direcionando o leitor para uma landing page.
Além disso, a chamada de atenção pode gerar tráfego para outro artigo ou ainda, considerar conquistar informações importantes para a sua equipe comercial.
#9 Seja fácil de ser encontrado
É praticamente impossível fechar bons negócios – na qualidade e no volume necessário – sem uma presença digital forte. Isso começa com um bom site, com seções bem estruturadas, formulários e as informações de fácil acesso. Os formulários são particularmente importantes, logo, precisa estar visível e ser fácil de preencher.
Dessa forma, além possuir um site harmonioso, rico em conteúdo e bem otimizado, precisa ser acessível e de fácil compreensão. Pois assim, o marketing para energia solar terá mais eficiência, chegando ao público ideal.
#10 Forneça materiais ricos
A nossa última dica para um marketing para energia solar de qualidade é através do fornecimento de conteúdos relevantes. Apesar de termos falados bastante sobre eles neste artigo, é de suma importância especificarmos.
As principais formas de distribuir esses materiais é:
- E-books
- Vídeos
- Infográficos
Dessa forma, você conseguirá capturar os dados do cliente e nutri-lo com bons conteúdos que despertarão nele a consciência de compra, reforçando sempre a imagem de autoridade que a empresa possui.
Check list de Marketing para Energia Solar
- Faça posts atrativos
- Blog com conteúdos ricos
- Utilize chamadas de atenção
- Utilização de anúncios pagos
- Fornecer Conteúdos relevantes
- Acompanhar mais artigos do Solarfy
- E-mail marketing para o público-alvo
- Ampliação dos canais de comunicação
- Conhecimento do perfil do seu cliente ideal
- Otimização dos mecanismos de busca (SEO).
Marketing para energia solar vale a pena?
Diante de todos os pontos e vantagens acima citados, é possível concluirmos que o marketing para energia solar pode trazer diversos benefícios para a sua empresa, inclusive, aumentando a sua rentabilidade. Dessa forma, o investimento em marketing para energia solar é garantia de retornos positivos em curto prazo, se bem aplicado, é claro.
Contudo, há várias formas de realizar marketing para energia solar, sendo necessário entender as suas demandas, público-alvo e traçar metas para que a qualidade da sua divulgação seja impecável e o seu retorno, uma questão de tempo.
Por isso, um dos maiores benefícios do marketing para energia solar é que ele é econômico e ajuda a obter mais leads e oportunidades de negócio em comparação com as estratégias tradicionais. Uma campanha de marketing digital bem planejada e direcionada pode alcançar os clientes certos, na hora certa, a um custo bem menor.
Por fim, o investimento em marketing para energia solar permite encontrar novos mercados e fazer negócios globalmente por um pequeno investimento. Portanto, apostar no marketing é ser assertivo, inteligente e próspero.
Depois de seguir todas as nossas dicas de marketing para energia solar, nós temos certeza que o seu negócio será um sucesso.
E você? É um integrador solar ou está pensando em empreender nessa área? Nós temos a solução para alavancar vendas dos projetos de energia fotovoltaica, otimizar processos e trazer mais tecnologia para a sua empresa.
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