Você quer saber como ganhar dinheiro com energia solar? Então, você encontrou o lugar certo.

Atualmente, o mercado de energia fotovoltaica está em crescimento exponencial. Do mesmo modo, com a fomentação do ramo e a expansão da tecnologia, é previsto que essa fonte de energia limpa alcance números exorbitantes até 2040.

Portanto, as expectativas e projeções para o sistema sustentável são otimistas. Dessa forma, saber como ganhar dinheiro com energia solar, atribuindo estratégias eficazes no seu negócio, é estar investindo em uma área com previsão de grande demanda e lucros futuros.

Além disso, só no Brasil, a capacidade instalada aumentou quase 70% de 2019 para 2020 – mesmo em um contexto de pandemia. Em outras palavras, conforme a população mundial aumenta, a demanda de energia cresce na mesma proporção.

Novas projeções demográficas da ONU mostram que a população mundial chegará a 8,6 bilhões até 2030

As Nações Unidas esperam que a população mundial aumente aproximadamente 9,8 bilhões pessoas em 2050 e que, para 2100, o mundo tenha quase 11,2 bilhões de habitantes.

A pergunta que não quer calar é: teremos recursos suficientes para manter os mesmos padrões de consumo atuais? A resposta é simples: não! O jeito como vivemos precisa mudar, com urgência.

Todos nós – empresas, governos, instituições e cada pessoa – podemos e precisamos contribuir, consumindo de forma sustentável os recursos do planeta, para que eles não se esgotem e comprometam a vida na Terra. Contudo, cientistas afirmam que a Terra poderia ser 100% movida através de energia renovável.

Ademais, uma das lutas da Ciência visando a preservação da humanidade é a de abandonar os combustíveis fósseis, que utilizam recursos que se esgotam e, ao serem utilizados, acabam degradando o meio ambiente.

Gerador de proposta de energia solar

Experimente o Solarfy

Gere propostas de energia solar incríveis e fáceis de entender. 

Portanto, com o crescimento populacional já previsto, a demanda energética crescerá. Sendo assim, apostar em energias sustentáveis e renováveis para manter a necessidade mundial, será indeclinável.

Por isso, analisando as retas de progresso que englobam a energia fotovoltaica, separamos dicas infalíveis para que você consiga ganhar dinheiro com energia solar, maximizando seus lucros e fazendo da sua empresa um sucesso. Confira:

7 dicas infalíveis para ganhar dinheiro com energia solar

Há várias maneiras de ganhar dinheiro com energia solar, mas, o mais importante é saber como administrar o seu negócio, pois assim, ficará muito mais fácil rentabilizá-lo.

Todos nós sabemos que o retorno financeiro é consequência de um serviço prestado com excelência. Partindo deste pressuposto, devemos pautar técnicas para que o cliente se sinta confortável e seguro no início, fim e pós venda.

Sobretudo, além de adquirir um consumidor fiel, você estará nutrindo um futuro divulgador da sua marca, visto que, clientes satisfeitos, com certeza vão indicar a sua marca para, pelo menos, uma pessoa.

Ademais, te auxiliaremos a ganhar dinheiro com energia solar através de estratégias, marketing e qualidade de atendimento. Veja abaixo as 7 principais dicas para alavancar a sua integradora:

#1 Elabore projetos de qualidade

A elaboração de bons projetos para sistemas fotovoltaicos é uma das dicas para ganhar dinheiro com energia solar. Pois, com propostas de qualidade, fica mais fácil fazer com que o cliente em potencial se torne um consumidor fiel do seu negócio.

Dessa forma, o projeto de energia solar fornecido para o seu cliente em potencial, é a chance de finalizar a comercialização. Por outro lado, se mal executado, será um dos motivos para perder um consumidor.

Sendo assim, a necessidade de possuir um planejamento, pessoas especializadas e projetos de qualidade, torna-se importante para que uma empresa alavanque seus negócios.

É através de projetos excelentes que, também, se torna possível fechar negócios com segurança. Acima de tudo, ser um projetista, desenvolvendo projetos fotovoltaicos, é uma das formas de ganhar dinheiro com energia solar.

Veja mais em: Como fazer um projeto para energia fotovoltaica

#2 Conheça bem o ramo de energia solar

Investimentos iniciais em mercados novos, -que você não possui conhecimento relevante- são perigosos. Por outro lado, se você já é um integrador, conhecer o seu mercado também é essencial. Por isso, para garantir que você irá ganhar dinheiro com energia solar, conhecer bem á área fotovoltaica é imprescindível.

Os processos para obtenção de energia limpa são bastante segmentados, então, identificar qual a sua afinidade e estudar sobre o ramo em si que você irá atuar é indispensável.

Gerador de proposta de energia solar

Experimente o Solarfy

Gere propostas de energia solar incríveis e fáceis de entender. 

A produção de energia elétrica pela captação e transformação da energia solar, ainda que com a finalidade apenas de autoconsumo, é uma oportunidade de ganhar dinheiro com essa fonte renovável. Isso porque, quem instalar aerogeradores no quintal de casa ou placas fotovoltaicas no telhado, produzindo mais energia do que consome, poderá ofertar o excedente para a distribuidora de energia local através de créditos.

Créditos

Este excedente produzido gerará um crédito de energia. Ou seja, os créditos de energia solar são produzidos com a sobra da energia gerada em uma unidade produtora.

Portanto, a energia originada com as placas solares adquiridas por você que não forem usada no seu imóvel retorna para a concessionária da sua região. Sendo assim, outra maneira de ganhar dinheiro com energia solar.

Esses créditos serão abatidos automaticamente da sua fatura de luz sempre que você precisar, dentro de um prazo de utilização de 60 meses, a contar do dia em que foram gerados.

Como esse ramo é extremamente amplo, empreender na área em que você melhor se adapta é o caminho mais eficiente para ganhar dinheiro com energia solar.

Muitos profissionais que abraçam todo o processo, acabam pecando em algum momento. Dessa forma, é melhor focar no que você é bom e delegar todo o resto (através de parcerias, por exemplo).

Como prospectar e ganhar dinheiro com energia solar

A prospecção é um dos maiores desafios da área comercial. Porém, é através dela que conseguimos um funil de vendas mais enxuto e uma conversão maior.

A premissa básica é prospectar qualidade e não quantidade, por exemplo, não adianta atrair 100 visitantes se nenhum deles é cliente em potencial. É preciso focar na qualidade, em outras palavras, se tiver X visitantes, que seja possível tirar dali o máximo de consumidores futuros que conseguir.

Nesse sentido, é necessário atrair as pessoas certas, no momento certo de venda. Afinal, de nada adianta ter um bom tráfego se a taxa de conversão é baixa. Por fim, opte sempre pela qualidade da prospecção, pois, será mais fácil e menos desgastante fechar negócios, rentabilizar sua empresa e maximizar seus lucros.

#3 Invista em mão de obra qualificada para ganhar dinheiro com energia solar

Investir em profissionais qualificados é uma das principais formas de tornar a sua empresa referência no ramo fotovoltaico. Além disso, como a procura no mercado é grande e a área ainda tem um forte potencial de crescimento, a qualificação técnica em energia fotovoltaica certamente é uma oportunidade para ganhar dinheiro com energia solar.

Com isso, a prestação de serviço especializada, traz para a sua empresa o reconhecimento de qualidade. Portanto, investir em mão de obra qualificada é uma forma de maximizar lucros, além de fornecer um atendimento digno de fidelização.

É notório, que por trás de todo o aquecimento no setor solar, há uma enorme gama de profissionais que trabalham para garantir investimentos adequados, projetos bem feitos e execuções precisas, para que, atendam às necessidades específicas de cada cliente.

Entretanto, com o crescimento do setor e as perspectivas futuras, é preciso garantir que haja capacitação adequada para que a geração de energia continue crescente. Dessa forma, é importante que haja qualificação em todos os níveis, ou seja, técnico, operacional e comercial. Pois assim, é possível estruturar a geração de energia fotovoltaica de forma profissional e segura.

Gerador de proposta de energia solar

Experimente o Solarfy

Gere propostas de energia solar incríveis e fáceis de entender. 

Profissionalização

Energia solar gera 40 mil novos empregos por ano e busca por cursos dispara

Com alta na demanda, é crescente a procura por profissionalização, já que, é uma forma eficaz de ganhar dinheiro com energia solar. O principal responsável pela execução de projetos fotovoltaicos é o engenheiro eletricista. De maneira mais ampla, pensando em toda a cadeia, o setor tem atraído profissionais de engenharia, administração, finanças, contabilidade e área jurídica.

Para a execução técnica, a restrição é que os profissionais sejam engenheiros eletricistas ou técnicos da área de eletricidade. Ademais, a profissionalização na área é investir em um mercado promissor, podendo expandir-se na área de atuação. Nesse sentido, a carência por profissionais qualificados na área de energia solar intensifica o valor dado aos especializados no ramo.

Mercado

A mão de obra qualificada para energia solar é escassa em todos os níveis. Ou seja, possui carência desde a parte operacional até à instalação. Em outras palavras, o mercado demanda profissionais com conhecimentos específicos na parte comercial, administrativa, de desenvolvimento de projetos, instalações e pós venda.

O caminho para o desenvolvimento é o reforço em pilares como por exemplo, o estudo de casos de sucesso. Todavia, ter conhecimento sobre legislações, tributações e composições tarifárias é outra maneira para ganhar dinheiro com energia solar e se destacar no mercado.

Por fim, é conclusivo, que se capacitar para adentrar mercados em crescimento é uma grande chance de evoluir profissionalmente e adquirir conhecimentos necessários para ser um bom profissional de sistemas fotovoltaicos.

#4 Utilize o marketing verde para ganhar dinheiro com energia solar

O marketing verde é uma forma de realizar o marketing com foco nas vantagens, ou ainda, mostrando a ausência de efeitos prejudiciais de tal produto. O ecomarketing visa transmitir a imagem de um negócio com consciência ecológica.

As questões relacionadas ao meio ambiente são amplamente debatidas no mundo atual. Logo, iniciativas positivas para preservação ambiental juntamente com às inovações tecnológicas tem ganhado cada vez mais espaço, como é o caso da energia solar.

Dessa forma, mostra-se que é possível realizar a mesma tarefa (produção de energia, nesse caso) sem precisar debilitar os recursos já escassos do meio ambiente.

A energia solar em si, já realiza uma forma de marketing verde sem muitas explicações. Porém, incentivar com que as pessoas sejam adeptas do seu negócio, além de efetivo para suas vendas, é essencial para a concretização de uma empresa com preocupações sustentáveis.

Com isso, as campanhas são necessárias não apenas para maximizar lucros, mas também, para gerar cidadãos mais cautelosos.  Além disso, mostrará que é possível economizar e ainda se mostrar preocupado em reduzir danos ambientais gerados pelos métodos tradicionais.

Princípios do marketing verde

Para estar dentro dos padrões do marketing ambiental é preciso ser:

  • Ecologicamente correto
  • Economicamente viável
  • Socialmente justo e culturalmente aceito

Ou seja, a empresa precisa possuir responsabilidade ambiental, econômica e cultural. Além disso, deve estar disseminando ideais como os 3R’s (reduzir, reciclar e reutilizar) e os 4S’s (segurança, satisfação, sustentabilidade e aceitação social).

É fundamental que o marketing verde seja pautado em atitudes reais e não em apenas um discurso sustentável. Pois assim, conseguirá conquistar adeptos. Sobretudo, economizará energia, gastos em processos produtivos e garantir lucros de qualidade.

Benefícios do marketing verde

É primordial, que empresas com ideais ecologicamente corretos, atraiam públicos com a mesma consciência ambiental. Os benefícios gerados por negócios que aplicam o marketing verde como forma de ganhar dinheiro com energia solar é imensurável.

Mas, é possível citarmos algumas das infinitas vantagens:

  • Sua empresa ganhará a simpatia da opinião pública
  • Se diferenciará de concorrentes
  • Agregará valor à marca
  • Lucro de qualidade.

Seja como for, adaptar o seu negócio para que seja possível utiliza-lo como exemplo de empresa que se preocupa com a sustentabilidade é uma estratégia incrível para ganhar dinheiro com energia solar.

Ainda assim, além dos lucros, é ainda mais agregador, saber que está contribuindo para o andamento positivo do planeta Terra, economizando recursos e garantindo vida para gerações futuras.

#5 Compare a energia solar com valorização imobiliária

A instalação de energia solar em residências e empresas podem trazer diversos benefícios, inclusive o da valorização imobiliária. Nos últimos anos, cada vez mais pessoas procuram por imóveis que contribuam positivamente com o meio ambiente. Dessa forma instalar um sistema de energia solar em seu imóvel, por exemplo, aumenta de 3% a 6% o valor do seu negócio.

Com isso, é possível aumentar seus lucros e ganhar dinheiro com energia solar através da divulgação dos benefícios da geração de energia limpa para o meio ambiente e também, para a valorização das posses.

Um integrador solar, pode aproveitar dessa deixa então, para supervalorizar o seu serviço e demonstrar todas as vantagens que um cliente terá ao instalar placas de energia fotovoltaica no seu imóvel.

Ao adentrarmos os investimentos fotovoltaicos, podemos analisar que os negócios que englobam a energia solar estão em expansão e, estatísticas apontam crescimento. Por isso, é possível afirmarmos que é um mercado que está em alta.

Gerador de proposta de energia solar

Experimente o Solarfy

Gere propostas de energia solar incríveis e fáceis de entender. 

Contudo, instalações fotovoltaicas são um fator que hipervalorizará um imóvel, visto que, a procura por imóvel com essa fonte de energia terá uma demanda maior que a oferta, aumentando, consequentemente, o valor das residências que possuírem painéis solares.

#6 Marketing para energia solar

Construir um planejamento de marketing é absolutamente crucial para se manter no mercado fotovoltaico. Em outras palavras, significa dizer que caso não haja a adaptação para os padrões de consumo atuais, provavelmente a sua empresa estagnará.

Atualmente, com as tecnologias em processo de expansão constante, modificasse também, em proporção análoga, o comportamento dos consumidores. É por este motivo, que adaptar-se às novidades digitais é uma estratégia de se manter no mercado de forma ativa e reconhecida. Ou seja, o marketing para energia solar marca presença e é uma forma de ganhar dinheiro com energia solar.

Benefícios do marketing:

Os benefícios de marketing para energia solar refletem-se na rentabilidade do negócio. É aquela velha frase “quem não é visto, não é lembrado”. Com isso, desenvolver técnicas específicas para o seu tipo de consumidor (persona) é investimento que trará retornos em forma de clientes fidelizados, gerando lucros e mais lucros para a sua empresa.

Veja mais em: Marketing para energia solar

#7 Software para energia solar

Para que a sua empresa possua organização, é necessário que haja uma centralização de informações. Dessa forma, o software para sistemas fotovoltaicos te auxiliará na administração e gerenciamento da sua rede de dados e clientes, podendo assim, ser uma forma rentável de ganhar dinheiro com energia solar.

O software para integrador solar SOLARFY, por exemplo, é uma boa demonstração de otimização e automatização das atividades. Bem como, reúne ferramentas essenciais para a inovação da gestão.

O que é possível fazer com o Solarfy?

Com o Solarfy, é possível acompanhar os números do seu faturamento, tendo uma visão completa de todos os dados da sua empresa. Através do painel do Solarfy, você visualiza o quanto possui de negócios fechados e em negociação. Assim como, poderá traçar uma meta futura com base nas propostas solicitadas que tem a gerar.

Do mesmo modo, há possibilidade de compartilhamento de proposta via link, e-mail ou impressão, com rastreabilidade da interação do cliente com o link. Por outro lado, terá controle de acesso e permissão para administradores e vendedores.

E ainda, relatório da quantidade de projetos em cada etapa do processo de venda e automatização da emissão de uma proposta. Como resultado, os lucros serão maximizados para as empresas que se adaptarem com facilidade a esse novo mercado, realizando investimentos em tecnologia e adentrando formas eficientes de gestão e automatização.

Solarfy é uma forma de ganhar dinheiro com energia solar?

Sim, o software Solarfy é uma ferramenta que te auxilia a ganhar dinheiro com energia solar. Afinal, com organização, otimização de tempo e tecnologia inovando a sua empresa, rentabilizar é apenas a consequência.

Em conformidade, vale a pena o esforço de aprender um pouco mais sobre esse novo universo de possibilidades, analisar custos e investir com segurança em um bom software para integrador solar. Pois assim, é possível ganhar dinheiro com energia solar, rentabilizando o seu negócio com organização e eficiência.

Veja mais em: Software para energia solar.

Gerador de proposta de energia solar

Experimente o Solarfy

Gere propostas de energia solar incríveis e fáceis de entender. 

É possível ganhar dinheiro com energia solar?

A resposta é simples e objetiva: SIM, é possível e inclusive, é a realidade de muitas pessoas no Brasil e no mundo. Os projetos de energia fotovoltaica, juntamente com a instalação destes sistemas são por sinal, bem lucrativos.

Além disso, ganhar dinheiro com energia solar é uma tarefa bem segmentada, visto que, engloba várias áreas para que assim, seja possível fornecer um sistema de qualidade.

A recompensa pelo trabalho bem feito é a oportunidade de fazer mais.

A retribuição monetária é sim muito importante, mas, realizar uma prestação de serviço e ter a oportunidade de continuar realizando-a é sinônimo de tarefa cumprida com sucesso. Os clientes são a sua fonte de renda e devem ser bem tratados e priorizados para que, se tornem fiéis ao seu negócio e admiradores do seu trabalho.

Contudo, rentabilizar através da energia solar não só é possível, como está em alta. Investir em sistemas fotovoltaicos traz retornos positivos tanto para consumidores, como para empreendedores. Dessa forma, ganhar dinheiro com energia solar é a tendência do mercado, devida a sua crescente demanda.

Então, existem diversas formas, já citadas acima, para ganhar dinheiro com energia solar. Sendo conclusivo, que a rentabilidade depende da qualidade do serviço prestado, juntamente com a utilização das dicas que postamos aqui em nosso blog.

Portanto, ganhar dinheiro com energia solar é a concretização de um trabalho bem feito, gerando, consequentemente, um negócio de sucesso.

E você? É um integrador solar ou está pensando em empreender nessa área? Nós temos a solução para alavancar vendas dos projetos de energia fotovoltaica, otimizar processos e trazer mais tecnologia para a sua empresa.

Conheça o Solarfy, uma ferramenta inteligente para gerar propostas e acompanhar negociações com agilidade.

Ficou com alguma dúvida sobre como ganhar dinheiro com energia solar? Então deixe um comentário! Se você gostou desse artigo, considere se inscrever na newsletter gratuita e receba os próximos conteúdos diretamente no seu e-mail.

Gostou dessa matéria?

Cadastre-se na newsletter gratuita e receba os próximos conteúdos diretamente em seu e-mail!

Deixe um comentário