Segundo o Atlas geográfico, o potencial solar no Brasil varia de 4.444 Wh/m² a 5.483 Wh/m² diariamente. Desse modo, podemos iniciar o assunto com uma afirmativa:

O local menos ensolarado do país pode gerar mais energia do que o lugar mais ensolarado da Alemanha, que é um território líder no consumo de luz por meio de sistemas fotovoltaicos.

Logo, com condições tão favoráveis para a produção de energia limpa e renovável, conhecer mais sobre o potencial no Brasil será incrível. E não é somente isso, ainda existem muitos dados legais que separamos para você!

Confira na íntegra:

Gere propostas
de energia solar
em até 2 minutos

Solarfy é a escolha de centenas de integradores.

Conheça o Solarfy!

A partir de R$49,75 no plano anual.

Integrador, gere propostas de energia solar em até 2 minutos!

Qual é o potencial solar no Brasil?

É inegável que a energia solar ganhou popularidade nos últimos anos, você concorda? Mas, para esmiuçar os motivos e explicar o potencial brasileiro, de antemão, tenha em mente:

O Brasil é um dos países com maior potencial solar do mundo.

Além disso, ainda há outro dado muito interessante:

Qual é o cenário da matriz energética brasileira?

Entretanto, o Brasil é o maior consumidor de energia elétrica da América do Sul, correspondendo a 36% da energia total utilizada na região. Por este e outros motivos, desde 1990, contribuído pelo aumento populacional e avanços industriais e tecnológicos, o índice de CO2 desse setor, quase dobrou.

Nesse sentido, é possível mensurarmos que o petróleo é a maior fonte de emissão de dióxido de carbono na atmosfera, correspondendo a aproximadamente 60% do total.

Ademais, o carvão mineral e o gás natural também possuem uma boa culpa nisso, suas taxas de emissão se aproximam de 18% cada. Com isso, os desafios para desenvolver técnicas mais sustentáveis ainda estão aflorados. No entanto, dependem de incentivos.

Apesar das incertezas econômicas iminentes, o apetite dos investidores por energias renováveis continua forte.

Portanto, os dados da energia solar brasileiros referem-se à projeção de crescimento. O potencial do Brasil é inegável, pois é um país com posição solar privilegiada.

Apesar de possuirmos dimensões continentais, a incidência solar em todas as regiões brasileiras é propícia para a geração de energia fotovoltaica.

Parece não haver um símbolo tão brasileiro quanto o sol que brilha para nós, ilumina nossas festas, faz nosso povo tão acolhedor e, porque não, a energia que ilumina nossas casas?

Mas, o potencial solar no Brasil é animador?

Para Thomas Strakos, o Brasil possui o cenário ideal para estar entre os 5 maiores produtores de energia solar do mundo.

Sabendo disso, estamos sim em uma situação animadora. Afinal, temos território extenso, boa incidência de luz solar e números expressivos e positivos para o nosso crescimento na geração de energia limpa.

Mapa solarimétrico do Brasil

Para poder aproveitar a potencial solar no Brasil, é muito importante entendermos dois principais pontos:

  1. Moramos em um país de dimensões continentais;
  2. No entanto, a incidência solar não é igualmente dividida em nosso território.

Sabendo disso, vamos observar o mapa solarimétrico e analisar os seus dados. Confira!

mapa solarimétrico do brasil

E aí, conseguiu interpretar pontos-chave dessa imagem? Em síntese, podemos analisar que algumas regiões recebem luz solar por apenas 3 horas ao dia.

Em contrapartida, muitas outras localizações recebem mais de 10 horas diárias de sol, demonstrando grande potencial energético.

De todo modo, para complementar o conhecimento sobre o potencial solar no Brasil, você pode obter dados ainda mais precisos por meio do LABREN – Laboratório de Modelagem e Estudos de Recursos Renováveis de Energia.

Ou seja, para realizar a consulta basta:

  • Acessar a página do Atlas, no Gov.br;
  • Depois disso, acesse o conteúdo do LABREN;
  • Em seguida, você visualiza o mapa do Brasil e basta clicar no Estado que deseja analisar.

Simples, né? Por lá será possível:

  • Adquirir as irradiações nas sedes dos municípios e capital de cada estado (CSV);
  • Obter os formatos CSV, SHP e QGS para cada estado brasileiro;
  • Encontrar os valores de um local específico.

Afinal, como aproveitar todo o potencial solar no Brasil?

Agora que já entendemos o mapa solarimétrico do país, abrimos espaço para uma das mais frequentes perguntas: como aproveitar o potencial solar no Brasil?

A resposta é totalmente previsível e simples: fomentando, facilitando e ampliando a variedade da matriz energética brasileira. Os custos e tarifas que incidem sobre a energia elétrica crescem ano após ano, abrindo portas para pensamentos mais econômicos e ecológicos.

Desse modo, aproveitar toda a potência solar significa investir em diversificação e em práticas mais sustentáveis para nós e as próximas gerações.

Logo, indo direto ao ponto, devemos disseminar as vantagens sobre o uso de sistemas fotovoltaicos, além de cobrar por incentivos governamentais para o desenvolvimento da energia solar em nosso território.

Afinal, é inegável a nossa extensa área e privilegiada irradiação solar, recurso este ainda não bem utilizado. Apesar dos avanços tecnológicos, estamos longe de explorar tamanho potencial.

Uma grande responsabilidade recai sobre suas mãos, integrador! Mas fique tranquilo, você não está sozinho. Conheça agora mesmo o seu maior aliado para gerar propostas de energia solar irrecusáveis!

Gere propostas
de energia solar
em até 2 minutos

Solarfy é a escolha de centenas de integradores.

Conheça o Solarfy!

A partir de R$49,75 no plano anual.

Integrador, gere propostas de energia solar em até 2 minutos!

E aí, curtiu o conteúdo? Então comenta aqui embaixo quais são os próximos assuntos que você gostaria de ver por aqui.

Você é um Integrador Solar ou está pensando em empreender nessa área? Nós temos a solução para alavancar vendas dos projetos de energia fotovoltaica, otimizar processos e trazer mais tecnologia para a sua empresa. Teste grátis agora mesmo!

Conheça o Solarfy, uma ferramenta inteligente para gerar propostas de energia solar e acompanhar negociações com agilidade.

Ficou com alguma dúvida sobre o potencial solar no Brasil? Então deixe um comentário! Se você gostou desse artigo, considere se inscrever na newsletter gratuita e receba os próximos conteúdos diretamente no seu e-mail.

Gostou dessa matéria?

Cadastre-se na newsletter gratuita e receba os próximos conteúdos diretamente em seu e-mail!

Deixe um comentário