O sistema solar off grid é uma das possibilidades tecnológicas na hora de instalar painéis fotovoltaicos. Com tantas opções no mercado, é comum ficar na dúvida na hora de escolher a modalidade ideal para o seu cliente.
Por isso, vamos conversar sobre o benefício e funcionamento do off grid em residências e estabelecimentos comerciais. Neste conteúdo, você encontra:
- O que é um sistema solar off grid
- Como funciona o sistema off grid na energia solar
- Quanto custa instalar um sistema solar off grid e muito mais!
Preparado? Confira na íntegra todos os tópicos que a equipe Solarfy separou para você!
O que é um sistema solar Off Grid?
O sistema solar off grid é autônomo, ou seja, não é conectado à rede elétrica. Portanto, toda a energia excedente gerada é armazenada por baterias próprias, utilizando-a em momentos de baixa, ou nenhuma produção.
Em síntese, esta é uma excelente modalidade para instalações em lugares remotos, além de funcionar através de quatro principais componentes. Veja quais são eles:
- Placas solares;
- Inversor solar autônomo;
- Bateria para armazenamento;
- E um controlador de carga.
Agora que já entendemos o que é um sistema solar off grid, que tal analisarmos o seu funcionamento? Acompanhe:
Como funciona um sistema solar Off Grid?
O funcionamento de um sistema solar off grid é bastante simples. Não há mistérios, e em suma, a principal diferença é a sua forma de abastecimento elétrico.
No entanto, a sua forma de alimentar os aparelhos eletrônicos é de forma direta, sem injetar na rede da concessionária, como mencionamos acima.
Para a captação da energia, o processo também é o mesmo. Por meio de placas solares, a luz que incide sobre os painéis fotovoltaicos é transformada em energia. Depois disso, o inversor solar converte a corrente contínua em alternada, permitindo seu uso em equipamentos domésticos.
Para a energia excedente, há uma bateria para armazenamento, mantendo uma reserva energética para as noites ou ainda, para dias com menores índices de luz do sol.
E por fim, um controlador de cargas trabalha para que a capacidade esteja constantemente otimizada. Assim, o sistema solar off grid funciona perfeitamente, conforme as necessidades de cada cliente.
Aproveite para ler também:
Planejamento para a instalação de sistema solar Off Grid
O planejamento na hora de instalar um sistema off grid é essencial. Afinal, como este é um modelo não dependente da rede elétrica, os cálculos de dimensionamento e a escolha da bateria precisam ser exatos.
🌞 Além disso, analisar a incidência solar da região é indubitável, para esta e qualquer outra modalidade. Desta forma, tudo será perfeito sob medida para a real demanda.
Vantagens do sistema Off Grid
O sistema off grid possui muitos prós em relação ao on grid, por exemplo. Vamos entender quais são os pontos destaques desta tecnologia? Observe:
1. Permite o uso em regiões remotas
Diferente do sistema on grid, este modelo permite que a energia solar seja gerada de forma completamente independente da concessionária de energia de uma região.
Sendo assim, o sistema off grid é ideal para regiões remotas, onde a rede elétrica não chega, ou ainda, onde seria extremamente caro trazê-la. Legal, né?
Segundo a Absolar, o segmento rural corresponde a 7,6% dos sistemas de geração distribuída, sendo o terceiro maior uso e ficando na frente até das indústrias.
2. Sistema com armazenamento energético
O fato do sistema off grid utilizar baterias para armazenamento traz um destaque muito positivo ao modelo. Afinal, com essa possibilidade, a energia pode ser consumida a qualquer hora do dia, sem preocupações com o abastecimento.
3. Promove independência da rede elétrica
A independência da rede elétrica permite que você e sua residência não estejam vulneráveis às falhas da concessionária, por exemplo. Por isso, nestes casos você se libera 100% da conta de energia, sem precisar pagar a taxa mínima de luz.
Qual a diferença entre sistema On Grid e Off Grid?
On-grid
- Esse tipo sistema fotovoltaico precisa, necessariamente, estar conectado à rede de distribuição de energia, dispensam a utilização das baterias e dos controladores de carga e são dessa forma, mais baratos.
- Além disso, o sistema on grid não possui armazenamento de energia. Contudo, toda a energia excedente volta para a rede convencional de energia elétrica. Assim, o relógio medidor vai identificar e gerar créditos de energia, que poderão ser utilizados quando a demanda for maior que a produção, em um período de até 36 meses.
- Com o retorno em forma de crédito, a sua residência economiza na conta de luz, já que, só pagará a diferença entre o que é produzido e o que é consumido.
Esse tipo de sistema é regulamentado pela resolução normativa nº 482 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), de 17 de abril de 2012, que é o que define o mecanismo de compensação de energia.
Off-grid
- O sistema off-grid é autônomo, sem qualquer ligação com a distribuição de energia. Dessa forma, se sustentam através de baterias, que são seus dispositivos de armazenamento de energia.
- A energia excedente produzida é utilizada em momentos de pouca ou nenhuma incidência de luz solar. Ademais, as baterias são a fonte de energia reserva do sistema, então, deve-se pensar em adquiri-las com espaço de armazenamento suficiente para manter a residência, tendo como base a demanda da casa e as condições climáticas.
- A princípio, para uma melhor eficácia nesse sistema, deve ser idealizado para gerar no máximo 100% da energia média consumida, já que, o consumidor não será remunerado pela energia excedente.
Qual o valor de um sistema solar Off Grid?
O valor do sistema off grid varia, normalmente, entre R$17.000,00 e R$20.000,00. Nestes custos, a capacidade de geração diária gira em torno de até 10.000 W/h ao dia.
💡 Entretanto, os preços variam conforme a necessidade de equipamentos para suprir a demanda energética de cada cliente.
Precisa homologar sistema Off Grid?
O sistema off grid não precisa de homologação, visto que não demanda de serviços da rede elétrica. Ou seja, ao instalar um sistema fotovoltaico com a utilização de baterias, você está livre de homologar junto à distribuidora.
Quanto tempo dura um sistema off grid?
Considerando o conjunto de equipamentos necessários para o sistema off grid, o tempo médio de duração é de 30 a 40 anos. No entanto, estima-se que após os 25 anos, o sistema passe a diminuir o seu rendimento.
Já para as baterias do sistema off grid, a vida útil é consideravelmente menor, durando de 4 a 5 anos.
E por fim, qual é a melhor escolha: On Grid ou Off Grid?
A resposta para esta pergunta é: depende. De forma geral, as duas possibilidades são excelente escolhas, demandando uma análise de custo, local e expectativas.
Se o seu cliente mora em lugares mais distantes, como citamos acima, o sistema off grid é ideal. Entretanto, se ele espera ter um auxílio da rede distribuidora, o sistema on grid é a melhor opção. Portanto, recomendamos que você se alinhe com o seu cliente, explicando suas diferenças, prós e contras.
E aí, curtiu o conteúdo? Então, conheça o Solarfy, uma ferramenta inteligente para gerar propostas de energia solar e acompanhar negociações com agilidade.
Aproveite para ler também:
Gerador de propostas de energia solar – como escolher o melhor?
Ficou com alguma dúvida sobre sistema off grid? Então deixe um comentário! Se você gostou desse artigo, considere se inscrever na newsletter gratuita e receba os próximos conteúdos diretamente no seu e-mail. Até logo, integrador! 🧡