Projetos de Energia fotovoltaica: como vender mais?

Com o mercado de energia fotovoltaica em crescimento, alavancar o seu negócio é essencial.

Ou seja, possuir técnicas aprimoradas é um diferencial competitivo perante os seus concorrentes e, sem dúvidas, uma maneira eficaz para se destacar no ramo de Energia fotovoltaica.

Sabendo disso, iniciaremos com uma pergunta reflexiva para que você entenda onde e se, está errando. “O seu preço é o principal parâmetro de sua estratégia comercial?”

Se a resposta for sim, talvez seja necessário construir valor, qualidade e identidade para o seu produto/serviço.

Para abaixar o preço, a empresa precisa cortar todo e qualquer diferencial que oferece para seus clientes: desde vendedores treinados e especializados no que fazem, até mimos, serviços agregados, conforto e melhorias no atendimento ao cliente.

E quanto mais coisas a sua empresa precisa cortar para se orientar pelo preço, mais ela vai se igualando a todas as outras e perde a sua identidade.

Dessa forma, pensando em solucionar suas dúvidas e auxiliar na resolução dos seus problemas, especificaremos tudo o que você precisa saber para fazer da sua empresa um sucesso. Inclusive, otimizando suas vendas de projetos de energia fotovoltaica.

E então, ser o terror dos seus concorrentes com uma rentabilidade invejável. Sendo assim, confira as dicas abaixo e garanta o seu espaço nesse mercado em crescimento exponencial.

Como vender Energia Solar?

De antemão, a energia fotovoltaica pode ser vendida de duas formas: pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) através de uma Contratação Regulada (ACR) ou pelo ambiente de Contratação Livre (ACL). Entenda:

  1. Em primeiro lugar, é possível comercializar energia solar por meio de leilões regulamentados pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica). Ademais, está agência é responsável pela entrega e geração de energia no Brasil. Portanto, para a comercialização acontecer, são realizados leilões para compra e distribuição da energia.
  2.  Posteriormente, a compra pode ser executada pelo mercado de contratação livre. Dessa forma, o comprador torna-se produtor de energia solar com geração entre 500 kW e 3 MW.

Contudo, para ambos os modelos é necessário estar associado à CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica).

Além disso, é possível comercializar a energia solar gerada pelo seu sistema fotovoltaico para a rede de distribuição, recebendo assim, um crédito de energia.

Veja mais em:  Diferenças dos ambientes de contratação de Energia Solar.

Como rentabilizar ainda mais a sua empresa de energia fotovoltaica?

  • Em primeiro lugar, é ideal citar que este mercado é rico em oportunidades. Portanto, vender a energia solar em si, não é a única forma de ganhar dinheiro. Juntamente com isso, a comercialização de projetos para um sistema fotovoltaico, por exemplo, engloba outros conhecimentos e consequentes rentabilidades. Veja:

Outras formas de ganhar dinheiro com energia fotovoltaica

  • O lucro neste ramo de energia solar, pode estar também indiretamente conectado com a execução e comercialização de projetos. Além disso, a instalação e o suporte, são outras maneiras de rentabilizar ainda mais o seu negócio. Por este lado, o seu diferencial competitivo cresce, já que, sua empresa fornecerá tudo que um consumidor pode vir a precisar.
  • Assim, as oportunidades vão desde vendedores de sistemas até projetistas e instaladores.
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Projetos de energia fotovoltaica

Um projetista de sistemas para energia solar é responsável pela elaboração de um projeto conforme a necessidade, espaço e demanda de um cliente.

Todavia, será necessário o conhecimento do local, estudando dimensões, e também, realizando os trâmites obrigatórios.

Veja também: gerador de proposta de energia solar – como escolher

Instalar projetos de energia fotovoltaica

Por fim, será necessário executar o projeto e fixar os painéis nas superfícies escolhidas, ou seja, instalar os sistemas fotovoltaicos.

Então, para desempenhar esse serviço, tenha à disposição profissionais capacitados, pois, caso algo não saia como o desejado, o prejuízo pode ser muito grande.

Lembre-se: é a qualidade do serviço prestado que fará com que o cliente continue sendo um consumidor.

Como vender mais projetos de Energia Fotovoltaica?

A premissa básica para uma boa comercialização – de projetos de energia fotovoltaica – e fidelização do cliente depende muito da qualidade do produto, do atendimento e do suporte prestado.

Posteriormente, para que esse cliente venha a ser um consumidor fiel e propagador da sua marca (recomendando à terceiros) é preciso que a experiência em todo o processo, desde o administrativo até à devida instalação, seja realizado de forma impecável.

Com isso, o cliente se sente seguro e amparado. E a sua empresa conquistará a excelência e o reconhecimento que busca.

Portanto, investir em profissionais qualificados, com atendimento e suporte para esse consumidor torna-se rentável. Pois, com a fidelização, existirão retornos sobre o investimento positivo.

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Para vender cada vez mais projetos para energia fotovoltaica, além do diferencial no atendimento, inovar suas formas de atender, se adaptando às novas tecnologias é uma forma eficaz de vender mais. Afinal, quem não gosta de algo novo?

Contudo, visando otimizar, organizar e automatizar os processos e gerenciamentos do seu negócio é que criamos o SOLARFY.  Em outras palavras, esse software facilitará seus contatos e inovará a cara da sua empresa.

De forma análoga, será possível administrar seus projetos de energia fotovoltaica com mais eficiência e organização.

Veja mais em: Solarfy, a inovação tecnológica para a sua empresa de Energia Solar.

Quais são os lucros na área de Energia Solar?

A alta rentabilidade no ramo de energia solar é uma das maiores vantagens deste investimento, já que, os custos são baixos comparado ao faturamento. Confira abaixo:

Primordialmente, é importante falarmos sobre o crescimento da demanda de projetos de energia fotovoltaica. Bem como, há cerca de 350 mil projetos de energia fotovoltaica instalados em casas e empresas do país.

Ainda assim, estima-se que até 2024 existam 886 mil consumidores de energia proveniente do sol. Devido a isso, o mercado mostrasse estar em ascensão, demandando empresas que ofertarão equipamentos e serviços de qualidade para esse novo hábito de consumo.

O setor estima que, hoje em dia, 130 mil profissionais foram contratados por empresas de geração solar distribuídas, que acumulam investimentos em usinas de auto geração em indústrias, comércios e residências, os quais ultrapassaram R$ 21 bilhões.

Os lucros de uma empresa são variáveis conforme suas vendas, demandas e consumidores. No entanto, o retorno sobre investimento (ROI) é atraente.

Por exemplo, um sistema de energia fotovoltaica para uma residência custa em média  R$ 15 mil e R$ 20 mil e o lucro gira entre 15 e 20%. Dessa forma, com uma única instalação de painéis, o lucro líquido, corresponde a, no mínimo, R$2.000,00.

Quanto ganha um vendedor de painel solar?

  • A média salarial de um Vendedor de Sistema Fotovoltaico é de R$ 1 mil a R$ 2.500 mil, sendo responsável pela captação de leads, clientes e negociações de projeto.

Quanto ganha um instalador de painel solar?

  • O salário de um técnico instalador possui variâncias, visto que, o valor final depende do seu nível de conhecimento, certificações e experiências.
  • Além disso, dependerá do salário fixo, que pode variar entre $ 1,5 mil e R$ 3 mil, porém seus ganhos podem ser muito superiores em casos de comissionamento.

Qual é o salário de um engenheiro de projetos fotovoltaicos?

  • Responsável pela elaboração do projeto e dimensionamento do sistema fotovoltaico conectado à rede, um projetista pode ter o salário de R$ 2.500 mil a R$ 4 mil.

Qual é o salário de um engenheiro de energias renováveis?

  • Um engenheiro de energias renováveis recebe um salário inicial médio de R$ 3.500 mil, entretanto, ainda não é uma profissão regulamentada.

Como conseguir clientes para projetos de Energia Fotovoltaica?

Captar novos clientes para a sua integradora de energia fotovoltaica exige muita estratégia e planejamento. Afinal, não é uma tarefa fácil mudar a concepção e o costume do uso de energia elétrica convencional.

Nesse sentido, investir em cursos especializados para a área e incentivar os membros da sua equipe a se capacitar cada vez mais, ajudará o seu negócio a ter qualidade de serviço.

Assim, o trabalho será executado com excelência e ficará muito mais fácil fidelizar o cliente final. Confira abaixo algumas dicas para trazer leads até o seu negócio e como criar laços para que ele se torne um comprador em potencial:

Conheça o seu público-alvo:

Dessa forma, compreendendo o seu público-alvo, você consegue visualizar seus desafios e expectativas. Ou seja, pode personalizar e destinar conteúdos específicos para o seu comprador em potencial.

Em outras palavras, será possível moldar seu negócio para essa demanda. Ainda mais quando falamos em empreender no setor de energia solar, que está em expansão e engloba consumidores diferenciados.

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Amplie canais de comunicação (para vender mais projetos de energia fotovoltaica)

Por fim, uma estratégia muito utilizada hoje em dia são as redes sociais.

Uma atuação digital é um diferencial e tanto. De modo que essas ferramentas tornaram-se essenciais para criar uma ponte de comunicação entre o usuário e a empresa.

Além disso, ela também cria laços com o comprador em potencial, até que ele esteja pronto para comprar o produto/serviço.

Ampliar seus canais, como por exemplo, blog, site, Instagram e página, será fundamental para que o seu consumidor esteja informado sobre o seu negócio, otimizando suas vendas e rentabilizando a empresa.

Quanto cobrar para instalar uma placa solar?

O valor para a instalação de um sistema de energia solar é calculado em cima de muitas variáveis, incluídas no projeto. Porém, a média de preço fica entre R$15.000,00 e R$20.000,00.

Isso porque, dependerá da quantidade de potência (em kWp) que o gerador precisará ter para suprir a sua demanda. Além disso outros fatores influenciam no valor final. Veja abaixo:

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Distância:

Quanto mais longe o lugar da instalação, maior o custo de deslocamento para o técnico. Interferindo no custo do combustível e às vezes até em alimentação e hospedagem.

Altura do Telhado:

Locais altos e acesso difícil complicam a instalação de painéis, além de gerarem risco aos funcionários envolvidos com o trabalho.

Distância do ponto de conexão em relação ao local de instalação dos painéis solares

Quanto mais perto estiver o local de conexão (quadro de luz) do local de instalação dos painéis solares, mais simples será o trabalho do instalador e menos cabeamento e conduítes serão necessários.

Assim, quanto maior a distância do ponto de conexão, mais caro ficarão os projetos de energia fotovoltaica.

Qual é a diferença entre o custo do equipamento e da instalação de projetos de energia fotovoltaica

Um kit para instalar um sistema de energia solar é uma composição de equipamentos de energia fotovoltaica, como por exemplo, painéis solares, cabos e conectores, que juntos gerarão a energia através da luz solar.

Por outro lado, o serviço de instalação conta com a contração de profissionais específicos. Como por exemplo, engenheiros responsáveis para a realização e aprovação do projeto, instaladores técnicos e mão de obra qualificada.

Porque é importante separar os custos de equipamentos e instalações?

A transparência é um dos principais fatores para se analisar ao vender o seu serviço. Isso significa que quanto mais específico e consistente estiver o seu orçamento para energia solar, maior será a chance do cliente em potencial efetuar a compra.

Em contrapartida, sabendo o quanto um consumidor pagará pelo equipamento e o quanto pagará pela instalação, você entregará um projeto com possibilidade de comparação.

Assim, terá mais qualidade e nitidez em saber quanto cada item custa. Dessa maneira, você não cobrará mais que o justo.

Veja também: resolução da ANEEL – o que mudou na última revisão

Qual o valor de um curso de energia fotovoltaica?

Como citado anteriormente, possuir profissionais qualificados fará toda a diferença na comercialização do seu serviço. Pois assim, o seu cliente estará satisfeito com o trabalho e a responsabilidade da empresa.

Contudo, juntamente com a facilidade de acesso à educação, com o ensino remoto, é crescente a necessidade de investimento em cursos e especializações. Mudança que tornou-se essencial para sobreviver em um mercado competitivo.

Confira abaixo um lista de possibilidades online para aumentar seu nível de qualidade na prestação de serviço.

  1. Curso de Vendas de Energia Solar e Técnicas Comerciais
  2. Fundamentos e Aplicações da Energia Solar Fotovoltaica
  3. Projeto de Sistemas de Energia Solar

Porém, os custos de uma especialização na área de energia solar pode variar desde cursos grátis (no SENAI, por exemplo) até cursos mais específicos e pagos, com uma média de valores entre R$200,00 e R$600,00.

Quantos anos dura a placa de energia fotovoltaica?

As placas solares, mesmo estando expostas aos intempéries, são um produto de alta qualidade e desenvolvidas para durar anos. O painel solar fotovoltaico é marcado pela robustez e resistência à temperaturas extremas, chuvas, granizos e até neve.

Grande parte das empresas dizem que, em média, um sistema fotovoltaico dura entre 20 e 25 anos. No geral, essa é a garantia dada pelas fabricantes.

Porém, podemos classificar essa afirmação como pessimista, visto que, há pesquisas que indicam uma vida útil que ultrapassa 40 anos, podendo chegar a 50, e em alguns casos sem que tenha nenhum problema de desgastes na funcionalidade.

Custo-benefício

Diante uma crise energética e ambiental, é inevitável citarmos o uso de energia solar como um benefício primordial à sustentabilidade.

Porém, existem muitos outros fatores para entendermos como funciona o custo-benefício da implementação do sistema de energia fotovoltaica.

A carência energética atinge a população brasileira com despesas que aumentam a cada ano. Por essa razão, ambientalistas propõem que a sociedade encontre alternativas sustentáveis e que sejam viáveis economicamente para gerar energia.

  • Então, não importa qual o gasto inicial para implementar o projeto, a economia que este sistema proporciona, comparado ao convencional, representam na fatura elétrica 95%.
  • Além disso, o ROI (retorno sobre investimento), costuma girar em torno de seis a nove anos. Pensando assim, considerando que o equipamento tem durabilidade de 40 anos, você ainda terá 30 anos para produzir energia limpa com todo o seu investimento já pago.
  • Outro grande benefício é a redução de CO2 na atmosfera (responsável pelo agravamento do efeito estufa), já que estamos falando em geração de energia limpa.

Potencial do Brasil

Parece não haver um símbolo tão brasileiro quanto o sol que brilha para nós, ilumina nossas festas, faz nosso povo tão acolhedor e, porque não, a energia que ilumina nossas casas?

O território brasileiro possui uma ótima incidência da luz solar, tendo assim, um excelente potencial para gerar energia fotovoltaica.

  •  Para entender melhor a potência solar do Brasil, é só compararmos com um maiores usuários de energia solar do mundo. Pois, no local menos ensolarado do país é possível gerar mais eletricidade solar do que no local mais ensolarado da Alemanha, que é um dos líderes no uso da energia solar.
  • Além disso, o Brasil possui uma das maiores reservas de silício do mundo, possuindo o privilégio de conseguir desenvolver uma indústria local para a produção de células solares.

Segundo dados do Balanço Energético Nacional, publicados pelo Ministério de Minas e Energia (MME), em 2019, a matriz elétrica brasileira tem uma parcela de apenas 0,5% proveniente da energia solar. De acordo com o Plano Nacional de Eficiência Energética, publicado em 2011, espera-se reduzir o consumo de energia elétrica em até 10% até 2030.

Potencial para projetos de energia fotovoltaica no Brasil

Qual é a taxa de conversão de vendas aproximada do setor solar?

Primeiramente, para compreender a taxa de conversão do seu negócio, é preciso mensurar suas estatísticas de vendas. Assim, será possível visualizar onde está errando e onde está acertando, entendendo então, suas forças e fraquezas.

Com isso, você terá controle de quantos leads e oportunidades estão chegando e acompanhar seu percurso é a primeira coisa que você tem que se atentar ao olhar para seu funil. Assim, você pode tomar melhores decisões baseadas em dados reais.

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A taxa de conversão de vendas do setor de energia solar não fica fora dessa. Para que seus resultados sejam positivos, não esqueça de realizar as taxas de conversão na sua empresa e assim, estará otimizando dados e maximizando os lucros.

Como divulgar uma integradora solar?

Além das dicas para atrair leads para o seu negócio, saber como divulgar a sua empresa de forma orgânica ou paga, é fundamental para que você seja referência e garanta reconhecimento. E por quê isso é importante?

Por exemplo, se eu estivesse querendo implementar um sistema de energia fotovoltaica na minha empresa e quando procurei no Google a meses atrás, cliquei no seu site e me inscrevi na sua newsletter.

Com isso, passei dias e mais dias recebendo notícias que envolvem diretamente o nome do seu negócio no meu e-mail. Portanto, quando eu concretizei e me planejei para realmente instalar esse sistema, qual nome virá imediatamente na minha cabeça?

Exatamente, o nome da sua empresa. E se a qualidade do seu serviço for satisfatório, com atendimento ao cliente de qualidade, é contigo que o cliente irá comprar.

Portanto, é um ciclo de coisas, que unidas e conexas transformam qualquer negócio em um negócio de sucesso.

Veja também: como vender mais projetos fotovoltaicos – marketing e vendas 

Use a internet em suas estratégias

Empresas de energia solar por si só já são tecnológicas. Então, não utilizar boas estratégias de marketing que a internet te oferece é um retrocesso.

Por isso, use e abuse de todas as ferramentas e possibilidades que a globalização possibilita no mundo dos negócios.

Redes sociais

Pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) para investigar o perfil e os hábitos de compra de consumidores digitais das 27 capitais brasileiras indica que 97% buscam informações na internet antes de comprar.

Antes de mais nada, contra dados não há argumentos. Posterior a isso, investir no marketing para divulgar de forma eficaz a sua empresa, é sinônimo de sucesso. Em dias atuais, as suas redes são a cara da sua empresa.

Isso porque ela possibilita conversar diretamente com o público-alvo, aumentar o engajamento e gerar tráfego para pontos de interesse, como o seu site.

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A conexão com o cliente em potencial criará laços até que ele esteja pronto para se tornar um consumidor. Dessa forma, todo o investimento em profissionais qualificados valerá e com o tempo um bom retorno aparecerá em suas estatísticas.

Saiba quando e o que postar em seus canais de divulgação

Não basta apenas postar nas suas redes sociais ou blog, é preciso produzir conteúdos voltados e específicos para o seu público. Além disso, o horário que você realiza publicações, assim como as informações passadas, são de extrema importância. É importante também, se possível, divulgar os seus projetos de energia fotovoltaica em andamento ou já concluídos.

Para empresas no setor de energia solar, é fundamental ter conteúdos informativos, curiosidades, notícias sobre o setor, conteúdos com o dia a dia da empresa e muito mais. Esses conteúdos tornam a empresa mais próxima das pessoas, e esse é o objetivo.

Faça anúncios no Google ADS

Essa ferramenta permite colocar o nome da sua empresa na primeira página de resultados depois de uma pesquisa no Google.

Isso significa que você receberá visibilidade em troca de uma quantia “X” que precisará ser paga. E, por exemplo, você poderá anunciar os pontos essenciais para que seja possível atrair leads.

Vendendo assim, projetos de energia fotovoltaica com eficiência, já que, atrairá os clientes em potencial certos.

Montar um plano de prospecção de clientes (para vender mais projetos de energia fotovoltaica)

Após definir uma persona e cativar seu consumidor em potencial por meios digitais é ideal montar um plano de captação de cliente. Isso, também é conhecido como um pré-venda e é uma fase intermediária entre o marketing e a comercialização.

Nesse momento, investir em informações como e-Books e vídeos educativos é essencial. É importante também, fornecer suporte com a resolução de pequenos problemas, assim, você conquista a confiança do seu futuro cliente.

Avalie seus concorrentes

Que a concorrência existe todos nós sabemos. Apesar disso, vigia-la é importante, visto que, eles fazem o mesmo com você.

Por isso é de suma necessidade estar por dentro das novidades, vantagens e tipos de serviços que eles ofertam.  A premissa básica neste caso é simples: olhe, revise e faça melhor.

É necessário também ter a ciência do tópico que já discutimos anteriormente: preço baixo não é significado de qualidade. Nem sempre menos é mais.

Portanto, investir na qualidade do sistema de energia fotovoltaica e ofertar um serviço digno de fidelizar o consumidor precisa ser o foco do seu negócio.

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Por fim, é possível rentabilizar a energia solar e os projetos de energia fotovoltaica?

Agora que já citamos diversos benefícios e formas de gerenciamento deste sistema, é momento de ir direto ao ponto.

A resposta é simples e objetiva: SIM, é possível e inclusive, é a realidade de muitas pessoas no Brasil e no mundo. Os projetos de energia fotovoltaica, juntamente com a instalação deste sistema são por sinal, bem lucrativo.

De qualquer forma, pensar verde e agir verde compensa e o benefício é ambiental, mas também monetário.

E você? É um integrador solar ou está pensando em empreender nessa área? Nós temos a solução para alavancar vendas dos projetos de energia fotovoltaica, otimizar processos e trazer mais tecnologia para a sua empresa.

Conheça o Solarfy, uma ferramenta inteligente para gerar propostas e acompanhar negociações com agilidade.

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