A energia solar é um importante aliado para a redução do consumo inconsciente de energia no Brasil. Para que este seja eficiente, é necessário que o dimensionamento de projetos fotovoltaicos seja realizado com qualidade.

Sabendo disso, é imprescindível entender quais as formas de dimensionar e otimizar, cada vez mais, os processos manuais e burocráticos.

Mas e como você, integrador fotovoltaico, pode dimensionar e entender a demanda de cada cliente? Sabendo de todas as suas dúvidas, separamos aqui o que você precisa saber sobre o dimensionamento de projetos fotovoltaicos. Confira abaixo e passe a dimensionar com mais eficiência:

O que é dimensionamento de energia solar?

O dimensionamento de projetos fotovoltaicos é o estudo para viabilizar o local em que o mesmo será implementado. Com ele, é possível identificar qual e quantos equipamentos são necessários para a produção de energia solar.

Em síntese, consiste no planejamento para que a instalação supra as demandas de consumo de determinado cliente. Portanto, através do dimensionamento de projetos fotovoltaicos, garante-se um melhor aproveitamento do espaço disponível e assim, conquista-se a eficiência máxima de um sistema solar.

Sobretudo, dimensionar um sistema solar exige conhecimentos específicos. Por isso, para uma melhor precisão, é essencial que esta tarefa seja redirecionado para alguém com domínio do assunto. Ou ainda, simulando e calculando através de softwares para dimensionar projetos fotovoltaicos, já existente no mercado.

Como fazer o dimensionamento de projetos fotovoltaicos?

Elaborar um projeto de energia solar não é uma tarefa fácil. Portanto, deve-se levar em consideração diversos fatores, que, em conjunto, são capazes de introduzir uma fonte de energia renovável. Confira abaixo alguns passos:

Consumo diário de energia

Antes de implementar um sistema fotovoltaico em sua empresa, você precisa saber o quanto de energia é gasto todos os dias. Para isso, liste todos os equipamentos dependerão do sistema e a quantidade de horas que eles ficam ligados, em funcionamento, diariamente.

Posteriormente, é só multiplicar o consumo individual pelas horas de funcionamento. Ao final de todo este processo, some todos os valores e obtenha o consumo diário de energia, que embasará o seu dimensionamento do projeto solar. 

Gerador de proposta de energia solar

Experimente o Solarfy

Gere propostas de energia solar incríveis e fáceis de entender. 

Dimensionamento do painel solar

Para que a energia solar transforme-se em corrente elétrica, as células fotovoltaicas entram em ação. Por isso, é importante que o cálculo delas sejam feitos com cuidado, colocando em risco a eficiência do sistema fotovoltaico.

Desse modo, o dimensionamento do painel solar deve ser calculado levando em consideração os seguintes pontos:

  1. Consumo diário de energia
  2. Incidência solar no local da instalação

Em média, o período de insolação no país é de 5 horas. Entretanto, tenha este cuidado e atente-se à incidência solar sobre as placas no ambiente da instalação.

Desse modo, além da potência, outros tópicos devem ser conferidos ao quantificar painéis solar. Veja abaixo:

  • tensão das placas;
  • tensão das baterias;
  • tecnologia dos equipamentos.

Veja também: orçamento para energia solar 

Dimensionamento do inversor

O inversor é um equipamento essencial para todo e qualquer sistema fotovoltaico, uma vez que a energia elétrica produzida nos painéis fotovoltaicos é em corrente contínua, enquanto a maioria dos aparelhos eletrônicos funcionam por meio da corrente alternada.

Sendo assim, o inversor faz esse papel e transforma a corrente contínua em alternada, viabilizando a utilização em todos os equipamentos necessários. Além disso, o inversor afere a produção de energia e garante a segurança do sistema.

Lembre-se que ao escolher o seu inversor, você deve considerar a potência (a qual deve ser superior ao consumo energético). De maneira geral, é preciso analisar com cautela todas as variáveis e enquadrar em seu sistema, aquele que melhor atenderá a demanda.

Gerador de proposta de energia solar

Experimente o Solarfy

Gere propostas de energia solar incríveis e fáceis de entender. 

Defina a região de instalação

Para que o seu dimensionamento de projetos fotovoltaicos seja eficiente, é importante que você saiba analisar as condições de cada região. Afinal, a incidência solar não é igual por todo o planeta.

De antemão, é primordial que a região de instalação seja analisada e assim, através dos índices solarimétricos. Estes dados poderão lhe fornecer a quantidade de Watts gerado por metro quadrado durante um dia.

Espaço necessário

Para saber o espaço necessário para a implementação do sistema fotovoltaico, é necessário saber qual a potência e o modelo que  você irá usar, conforme acima comentado.

Em síntese, após calcular com exatidão a quantidade de placas precisas, você deve multiplicar este número pela altura e largura do painel por você escolhido. Assim, você encontrará a área da placa solar e quanto espaço precisará ser separado para tal instalação.

Como dimensionar com exatidão as placas solares

Energia = potência X tempo X Rendimento

Na região Sul, que compreende os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, temos, em média, 5,37 horas diárias de irradiação solar útil à geração fotovoltaica.

Ou seja, os parâmetros citados anteriormente, nessa situação, um módulo fotovoltaico de 265 W gera, por dia 1,14 kWh, dessa forma:

Energia = 265 X 5,37 X (1 – 0,20)

* Considerando uma perda de 20% para fatores como a sujeira do coletor (por isso o rendimento= 1 menos 0,20 dos 20% de perda).

Assim, ao final de um mês, um módulo fornece 34,20 kWh/mês.

Agora, basta você saber qual é o gasto mensal em kWh do seu consumidor. Por exemplo, se um cliente X consome 250kWh/mês, basta você fazer uma regra de 3 com os valores que 1 placa fornecerá em relação a quantidade demandada.

1 módulo——- 34,20 kWh

                                             x módulos——- 250 kWh (varia de cliente para cliente)

Por fim, resolvendo a regra de 3 (multiplicando cruzado) você chegará ao número exato de placas necessária para o projeto. Nesse caso, será preciso instalar 7,31 módulos, arredondando sempre para mais = 8 placas solares.

Gerador de proposta de energia solar

Experimente o Solarfy

Gere propostas de energia solar incríveis e fáceis de entender. 

Além disso, cada plana solar possui em média 1,5 e 2m², dependendo do modelo e marca. Então, por esse lado, se uma residência precisa de 8 módulos, os mesmos ocuparão entre 12 e 16m².

Continue lendo em: projetos fotovoltaicos – como vender mais 

Software para dimensionar projetos fotovoltaicos

Existem softwares que simplificam o dimensionamento de projetos fotovoltaicos, otimizando seu tempo. A vantagem de um software para dimensionar projetos fotovoltaicos é que além de possuir os principais modelos de painéis e inversores fotovoltaicos já cadastrados, disponíveis no mercado para a compra.

Com um sistema de dimensionamento solar, você cadastra em poucos cliques a conta de luz de seu cliente e dimensiona o sistema ideal para ele. Portanto, você adquire praticidade, agilidade e assertividade em seus projetos.

Quanto cobrar por instalação fotovoltaica?

O valor para a instalação de um sistema de energia solar é calculado em cima de muitas variáveis, incluídas no projeto. Porém, a média de preço fica entre R$15.000,00 e R$20.000,00.

Isso porque, dependerá da quantidade de potência (em kWp) que o gerador precisará ter para suprir a sua demanda. Além disso outros fatores influenciam no valor final. Veja abaixo:

Distância:

Quanto mais longe o lugar da instalação, maior o custo de deslocamento para o técnico. Interferindo no custo do combustível e às vezes até em alimentação e hospedagem.

Altura do Telhado:

Locais altos e acesso difícil complicam a instalação de painéis, além de gerarem risco aos funcionários envolvidos com o trabalho.

Distância do ponto de conexão em relação ao local de instalação dos painéis solares:

Quanto mais perto estiver o local de conexão (quadro de luz) do local de instalação dos painéis solares, mais simples será o trabalho do instalador e menos cabeamento e conduítes serão necessários.

Assim, quanto maior a distância do ponto de conexão, mais caro ficarão os projetos de energia fotovoltaica.

Veja também: projetos de energia solar – como fazer? 

Custo-benefício

Diante uma crise energética e ambiental, é inevitável citarmos o uso de energia solar como um benefício primordial à sustentabilidade.

Porém, existem muitos outros fatores para entendermos como funciona o custo-benefício da implementação do sistema de energia fotovoltaica.

A carência energética atinge a população brasileira com despesas que aumentam a cada ano. Por essa razão, ambientalistas propõem que a sociedade encontre alternativas sustentáveis e que sejam viáveis economicamente para gerar energia.

  • Então, não importa qual o gasto inicial para implementar o projeto, a economia que este sistema proporciona, comparado ao convencional, representam na fatura elétrica 95%
  • Além disso, o ROI (retorno sobre investimento), costuma girar em torno de seis a nove anos. Pensando assim, considerando que o equipamento tem durabilidade de 40 anos, você ainda terá 30 anos para produzir energia limpa com todo o seu investimento já pago.
  • Outro grande benefício é a redução de CO2 na atmosfera (responsável pelo agravamento do efeito estufa), já que estamos falando em geração de energia limpa.

Veja mais em: como vender mais energia fotovoltaica. 

Conclusão

É possível compreender que o dimensionamento de projetos fotovoltaicos é um fator de extrema importância para garantir um sistema solar eficiente.

Portanto, conhecer os índices solarimétricos de sua região e entender sobre o posicionamento das placas é imprescindível para que os seus sistemas supram as demandas vigentes e auxiliem na redução drástica na conta de energia elétrica de seu cliente.

Por fim, vale ressaltarmos que este é um dos passos para tornar o sistema gerador de energia solar, em uma fonte energética de qualidade e suficiente. Para isso, siga acompanhando os artigos do nosso blog e torne-se o melhor integrador fotovoltaico.

E você? É um integrador solar ou está pensando em empreender nessa área? Nós temos a solução para alavancar as vendas dos projetos de energia fotovoltaica, otimizar processos e trazer mais tecnologia para a sua empresa.

Conheça o Solarfy, o software de dimensionamento fotovoltaico, uma ferramenta inteligente para gerar propostas e acompanhar negociações com agilidade.

Ficou com alguma dúvida sobre a aprovação do dimensionamento de projetos fotovoltaicos? Então deixe um comentário! Se você gostou desse artigo, considere se inscrever na newsletter gratuita e receba os próximos conteúdos diretamente no seu e-mail.

Gostou dessa matéria?

Cadastre-se na newsletter gratuita e receba os próximos conteúdos diretamente em seu e-mail!

Deixe um comentário