Você sabe qual a importância do fator de simultaneidade para os consumidores de energia solar após a aprovação da lei 14.300?
Independente de sua resposta, integrador, este indicador é um importante nivelador das tarifas que incidem sobre o excedente injetado na rede elétrica.
E aí, bora entender como proporcionar economia e melhorar a performance do sistema fotovoltaico do seu cliente? Em seguida, você pode ler o conteúdo completo sobre este assunto. Vamos lá?
O que é o fator de simultaneidade?
O fator de simultaneidade é o indicador que possibilita entender a relação entre dois coeficientes:
- Energia total gerada pelo sistema solar;
- Energia consumida instantaneamente.
Dessa forma, nada mais é do que um percentual identificado entre a energia gerada e o autoconsumo imediato. Ou seja, quanto da energia produzida não está sendo injetada na rede elétrica.
Para reforçar, o fator de simultaneidade pode ser descrito como a relação entre a demanda e o consumo. No entanto, calculado sobre o máximo produzido e a média consumida.
Sobretudo, o cálculo exato desta operação deve ser realizado. Confira abaixo como calcular o fator de simultaneidade:
Como calcular o fator de simultaneidade?
O cálculo para o fator de simultaneidade é bem simples. Observe a fórmula:
Fator de simultaneidade = Autoconsumo/energia total gerada
E para interpretar o resultado, imagine que agora, com as tarifas correspondentes à injeção de energia na rede elétrica da concessionária, quanto menos o consumidor depender desse armazenamento, melhor.
Por isso, analise duas possibilidades:
- O consumo é maior ou igual a energia gerada?
- Ou, o consumo é menor ou igual a energia gerada?
No primeiro caso, o fator de simultaneidade será máximo (1 ou 100%). Isso quer dizer que a energia gerada está sendo consumida imediatamente, sem necessidade de exportar. Logo, nenhuma taxa será cobrada.
Já no segundo caso, o consumo é menor do que a geração do sistema, portanto, a energia excedente será injetada na rede elétrica, podendo ser descontada a porcentagem da TUSD, progressivamente, conforme lei 14.300.
Aproveite para ler também:
Como aumentar o fator de simultaneidade no dimensionamento do projeto solar?
Agora que já entendemos o que é, e como calcular o fator de simultaneidade, nada melhor do que visualizar as oportunidades para melhorar a performance dos painéis solares do seu cliente.
Para isso, você pode aplicar alguma dessas técnicas. Veja quais são elas:
- Utilize baterias para armazenar a energia excedente;
- Busque sistemas que controle a injeção de energia na rede, bem como o Grid Zero;
- Faça a sincronização de cargas, para que a energia possa ser utilizada simultânea à geração.
Vale ressaltar que para cada estratégia, há vantagem e desvantagem. Analise com cuidado para identificar a melhor viabilidade para o consumidor.
Aproveite para ler também:
E afinal, qual o papel da simultaneidade na tarifa da TUSD fio B?
O papel da simultaneidade começa no dimensionamento do projeto fotovoltaico. Afinal, a base histórica de consumo do cliente deve ser analisada, garantindo a eficiência.
De forma geral, o fator de simultaneidade evita que grandes custos com a TUSD fio B sejam cobrados, visto que melhora o percentual entre a produção e consumo instantâneo da energia gerada.
Ou seja, quanto melhor for calculado e projetado o fator de simultaneidade, menos dependente da rede elétrica o consumidor fica. Com isso, após estabelecida a lei 14.300, mais viável se torna o sistema fotovoltaico.
Dessa forma, respondendo a pergunta do início, sim, é possível economizar após a lei da energia solar. Um bom começo é melhorando a projeção de sistemas e olhando com cuidado para a simultaneidade. 😉
E aí, curtiu o conteúdo? Então comenta aqui embaixo quais são os próximos assuntos que você gostaria de ver por aqui.
Você é um Integrador Solar ou está pensando em empreender nessa área? Nós temos a solução para alavancar vendas dos projetos de energia fotovoltaica, otimizar processos e trazer mais tecnologia para a sua empresa. Teste grátis agora mesmo!
Conheça o Solarfy, uma ferramenta inteligente para gerar propostas de energia solar e acompanhar negociações com agilidade.
Ficou com alguma dúvida sobre o fator de simultaneidade? Então deixe um comentário! Se você gostou desse artigo, considere se inscrever na newsletter gratuita e receba os próximos conteúdos diretamente no seu e-mail.