Marketing e vendas: para vender mais projetos fotovoltaicos!

Em um período de grande demanda por sistemas solares de qualidade, saber como atuar no mercado para atrair cliente com poder de compra, é essencial. 

Apesar de soar como uma tarefa complicada, ao associarmos marketing às vendas de maneira assertiva, conseguimos torná-la simples e acessível.

Em outras palavras, para que seja possível vender mais projetos fotovoltaicos, é fundamental que desenvolva-se estratégias de vendas e mantenha-as alinhadas com a promoção online e offline da sua empresa. 

Portanto, para que seja possível acompanhar o crescimento desenfreado do mercado solar, separamos dicas infalíveis para fazer do seu negócio, um sucesso. Confira abaixo:

O que é marketing para energia solar?

Com um crescimento de 63% e grandes investimentos, o mercado de energia solar está conquistando novos adeptos. Além do mais, desde 2012, os custos para a instalação de painéis de energia sustentável diminuíram 80%.

Contudo, após redução de gastos e aumento da visibilidade da energia limpa, o aquecimento no setor é intensificado mesmo em anos de pandemia. Apesar de possuir grande demanda e um crescimento desenfreado, o ramo de energia fotovoltaica não é mais um mercado monopolizado.

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Com isso, se destacar perante os seus concorrentes e atrair para a sua empresa o cliente ideal, tornou-se desafiador. Mas, para toda barreira encontrada há um forma para superá-la.

E é por isso, que o marketing para energia solar é o grande amigo de um negócio próspero. Então, investir em boas técnicas e profissionais qualificados é o caminho do sucesso fotovoltaico.

Nesse sentido, um bom investimento em marketing para energia solar é garantia de retornos positivos para um integrador.

Sabendo disso e visando auxiliar você a fazer boas escolhas, separamos nesse artigo as principais formas de rentabilizar e maximizar os seus lucros e vender mais projetos fotovoltaicos, através de um marketing de qualidade.

Por que o marketing para energia solar é tão importante?

Atualmente, com as tecnologias em processo de expansão constante, modificasse também, em proporção análoga, o comportamento dos consumidores.

É por este motivo, que adaptar-se às novidades digitais é uma estratégia de se manter no mercado de forma ativa e reconhecida. Ou seja, o marketing para energia solar marca presença.

Pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) indica que 97% dos consumidores buscam informações na internet antes de comprar.

Se você ainda não está convencido, a importância da realização de um bom marketing está diretamente conectada ao fato de fidelizar consumidores, criando laços através de mídias e conteúdos ricos.

Ademais, fazer uma comunicação eficiente com o cliente em potencial é traze-lo para perto, potencializando as chances dele optar pelo seu negócio.

Como eu posso atraí-lo?

Com conteúdos densos, de qualidade e com respostas de dúvidas frequentemente procuradas nos mecanismos de busca. Portanto, possuir dados relevantes, com um bom SEO (Search Engine Optimization) e assim, aparecendo na primeira página das buscas do Google, é um dos caminhos eficazes para marketing de energia solar.

Veja também: gerador de proposta de energia solar – como escolher o melhor? 

Entretanto, existem diversas possibilidades de ser lembrado e reconhecido digitalmente. Então, aqui você conseguirá entender cada detalhe e ainda, aprenderá maneiras, vantagens e motivos para colocar em prática o marketing para energia solar na sua integradora.

Veja também: entenda a diferença entre os dois ambientes de contratação 

Benefícios de um bom marketing para energia solar

Os benefícios de marketing para energia solar refletem-se na rentabilidade do negócio. É aquela velha frase “quem não é visto, não é lembrado”. 

Com isso, desenvolver técnicas específicas para o seu tipo de consumidor (persona) é investimento que trará retornos em forma de clientes fidelizados, gerando lucros e mais lucros para a sua empresa.

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Além disso, a grande vantagem em ser lembrado, se concretiza quando seus anúncios chamam a atenção das pessoas, que passarão a olhar de maneira mais positiva para você e seu negócio.

Assim, você conseguirá passar confiança e segurança ao cliente, pois, utilizará estratégias que funcionam, comprovadamente.

Portanto, sua equipe de vendas terá mais eficiência, visto que, atrairá pessoas certas e no momento certo. Contudo, o seu marketing alimentará o lead, até que ele esteja no momento propício para a devida comercialização.

Como é o processo de vendas?

As etapas de vendas, também conhecida como pipeline de venda, é de extrema relevância para vender mais projetos fotovoltaicos. Separamos abaixo uma sequência de processo até a finalização da venda, confira:

Prospecção

A prospecção é a primeira fase de um processo de comercialização solar, onde visamos criar uma lista de clientes com potencial de compra, os chamados prospects.

Para que isso funcione de maneira eficiente, é preciso definir o perfil ideal de consumidor e definir as características do seu produto/serviço. Contudo, o perfil da sua empresa pode estar ligado o seu ramo de atuação, porte, números de funcionários, faturamento e área geográfica, por exemplo.

 

Reunindo estas informações, do perfil das pessoas que te procurarão e da sua empresa em si, conseguimos enquadrar melhor os ideia e se encaixar de maneira mais assertiva no mercado.

Além disso, criamos um personagem fictício, definindo a persona do consumidor. Com estes dados em mão, conseguimos direcionar melhor os conteúdos e anúncios, segmentando e aumentando as chances de trazê-lo para o seu negócio.

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Qualificação

A qualificação é uma primeira sondagem, sem intenção de vender, que se faz com os contatos de sua lista para perceber se são realmente clientes potenciais ou não.

Portanto, é preciso verificar se têm condições financeiras, interesse e poder de decisão para fechar a compra. Ou seja, é uma forma de fazer uma triagem em seu funil de vendas e focar nas oportunidades mais promissoras.

Oferta

A primeira oferta é um contato onde você mostrará os benefícios do seu produto e explicar de forma breve e clara como ele pode solucionar a “dor do seu cliente”.

Nesse momento, evite falar de preço, em vez disso, demonstre o valor, por meio do desejo ou causando a sensação de problema resolvido.

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Follow-up

Após o primeiro contato, é importante que você mantenha-se conectado com o seu cliente, de maneira contínua. Porém, não seja oportuno, bom senso é importante.

Dessa forma, estes contatos devem ter a função de levar o consumidor em potencial até a decisão de compra, podendo manter esse relacionamento por meio de ligações, e-mail, visitas e brindes, por exemplo.

Negociação

Se todos os processos acima citados forem realizados com exatidão, a negociação será um sucesso. Nesta etapa você definirá os preços, condições e prazos. Nesse sentido, antes de iniciar a negociação é fundamental que você estabeleça limites que você não poderá ceder.

Além disso, crie um clima propício e agradável, ouça mais do que fale e durante uma negociação, nunca ceda em algo sem receber algo em troca.

Fechamento

Assim que o cliente e a empresa já estiverem com a proposta e a negociação bem delineada, é indubitável que o vendedor reveja todos os tópicos pausadamente, evitando problemas futuros. Se possível, redija um documento escrito e opte por ser transparente com os acordos.

Pós- vendas

Esta é a etapa que muitas vezes é negligenciada pelo vendedor, sendo um erro tremendo, visto que, o pós-venda faz parte do processo de comercialização. Portanto, lembre-se que é muito importante manter uma boa relação com o seu cliente.

Por exemplo, após alguns dias da instalação, entre em contato com ele e pergunte se ele está satisfeito e se tudo saiu como o planejado. Ademais, mostre-se sempre à disposição, pois assim, suas chances de ser recomendado por um amigo, aumenta consideravelmente.

 

Como o consumidor compra atualmente?

Uma das maiores metas de uma empresa é satisfazer os seus clientes e suprir a necessidade do seu público. Dessa forma, para que isso aconteça de forma eficaz, é preciso entender o perfil do consumidor na atualidade. Pois assim, você encontrará o mercado de maneira assertiva e apresentará as soluções para as pessoas certas.

É importante elencarmos que o perfil não é fixo, podendo variar conforme época e contexto social. Ou seja, os hábitos estão sempre modificando-se, demandando que estejamos sempre atualizados com as tendências de mercado.

Contudo, a internet e a transformação digital revolucionaram o acesso à informações e tornaram acessível a compra e venda. Nesse sentido, o processo de vendas, onde antigamente, o consumidor precisava ir até à loja pessoalmente, é alterado com a expansão da tecnologia.

Veja também: projetos de energia fotovoltaica – como vender mais

Hoje, ficou muito mais fácil comprar produtos e serviços digitalmente, e em alguns cliques consegue-se escolher dentre muitas opções e fechar a compra de maneira rápida e fácil, diretamente da sua casa. 

Com isso, conseguimos mensurar a importância de se fazer presente em meios onlines, pois, com o padrão do consumidor é alterado, suas chances de vender mais projetos fotovoltaicos é investindo em e-commerce, por exemplo.

Além disso, vivemos em tempos imediatistas, onde buscamos cada vez mais o prático e rápido, demandando assim, que as empresas adaptem-se a essa necessidade do consumidor. 

Por que aliar o marketing e vendas?

No meio empresarial, ainda é comum enxergar marketing e vendas solares como duas áreas que não estão interligadas por, supostamente, terem metas e objetivos diferentes. Mas, nós podemos te garantir que estes dois setores devem estar alinhados e trabalhar juntos para obter bons resultados e vender mais projetos fotovoltaicos. 

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Marketing e vendas é ainda mais importante para empresas que buscam crescer no meio digital, já que, é nos motores de busca e em mídias sociais que buscamos informações sobre os produtos ou serviços que visamos consumir. Dessa forma, o marketing e as vendas estão cada vez mais interligados e unidos podem melhorar a experiência do usuário e aumentar as chances de fechar negócio.

Como o marketing pode ajudar a equipe de vendas?

O marketing é uma etapa anterior à venda, porém, se utilizado corretamente, poderá contribuir significativamente com a comercialização de energia solar. Veja abaixo como ele pode contribuir com a sua equipe de vendas.

Atração do público

O marketing dentro de uma empresa tem diversas funções, bem como, a de divulgação de produtos, fortalecimento da marca e geração de tráfego para o site. Contudo, todos estes esforços são voltados para que possamos atingir o objetivo principal: o público-alvo e obter mais receita.

Afinal, quanto mais pessoas forem impactadas pelo seu conteúdo e presença digital, maior são as possibilidades delas lembrarem do seu negócio quando precisarem do seu produto ou serviço. Portanto, quem também se beneficia das ações do marketing é a equipe de vendas.

Leads de qualidade

Após a atração do público através de conteúdos, por exemplo, é fundamental que  marketing continue nutrindo-o co m informações relevantes, em toda a jornada de compra do cliente em potencial. 

Entretanto, com o marketing e a geração de conteúdo de qualidade, o comercial do seu negócio recebe leads mais assertivos e de qualidade, aumentando consideravelmente as chances de fechar negociação. 

Dessa forma, quando as vendas e o marketing estão alinhados, é possível focar no consumidor com potencial de compra no momento certo, otimizando o tempo e melhorando a conversão de leads para clientes.

Pós-vendas

Com o marketing e as vendas andando juntos, o pós-vendas fica muito mais efetivo. Após o fechamento da venda, é importante que a empresa crie uma relação com o consumidor, buscando a fidelização do consumidor. 

Sendo assim, utiliza-se estratégias para que, através do time de marketing aliado com o de vendas, seja possíveis fechar novos negócios e até mesmo, quem sabe, repeti-los. 

Faça o que você faz tão bem, que as pessoas vão querer vê-lo novamente, e vão trazer seus amigos.

E como o setor de vendas pode ajudar o marketing?

A equipe de vendas também pode auxiliar o time de marketing e criar uma relação de troca, caso estiverem bem alinhados. Confira:

Veja também: como ser um integrador solar: 8 passos 

Auxiliar no processo de vendas

Muitas vezes, os leads de qualidade adquiridos pelo marketing, precisam de um empurrãozinho para que a negociação seja fechada. Ou seja, a equipe de vendas entra em ação e dá sequência no trabalho realizado anteriormente. Nesse sentido, quando uma venda é fechada, todo o esforço dedicado pelo marketing, valerá a pena. 

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Perfil do público bem definido

Por mais que o marketing realize estudos e levantamentos sobre a persona do cliente, estes dados podem ficar mais completos com o auxilio da equipe de vendas. Afinal, eles tem contato direto com o consumidor e poderão detalhar de maneira específica e certeira, auxiliando na delimitação do perfil ideal. 

Produto/serviço mais vendidos

A equipe comercial sabe exatamente quais são os produtos mais vendidos ou procurados. Em outras palavras, com a ajuda dos vendedores, o marketing consegue saber onde melhorar, quais são pontos positivos e negativos e onde é importante depositar mais esforço.

Como alinhar marketing e vendas?

Alinhar o marketing e as vendas pode ser uma tarefa complicada. Mas, através de estratégias é possível tornar esta missão mais acessível. Portanto, estabeleça os objetivos em comuns, que cada equipe possui. 

Com isso, o ideal é que as metas e objetivos sejam estabelecidos em conjunto, visando unir e traças rotas para que os resultados sejam alcançados. Além disso, para que essa estratégia funcione de maneira eficaz, é importante que dados sejam compartilhados.

Mas e o que isso significa? As informações sobre os clientes, que são coletados de diferentes formas, devem estar centralizadas e sob o domínio de todos, pois assim, ficará muito mais fácil contribuir e alinhar as duas equipes. 

Reunir as pessoas que integram o time, é essencial para criar um ambiente de comprometimento e estabelecer uma comunicação de qualidade. Nesse sentido, a integração na prática, auxilia para que ambos caminhem no mesmo sentido e garantam o desempenho da sua empresa com eficiência.

Qual é o funil de vendas de energia solar?

O funil de vendas representa um processo de estratégias organizadas, de acordo com a necessidade do cliente e da etapa em que a comercialização encontra-se. 

Portanto, quando utilizamos um funil de vendas, a jornada do consumidor se torna otimizada, especializada e produtiva. Ou seja, você conseguirá criar conteúdos específicos para ele em todo o processo até à tomada de decisão.

Qual a importância de um funil de vendas para vender mais projetos fotovoltaicos? 

Guiar o seu cliente é indispensável para que a venda seja assertiva e de qualidade. Dessa forma, funcionará como um trajeto, que unido à estratégias, mostrarão resultados positivos para o marketing e consequentemente, venderá mais projetos fotovoltaicos. 

Topo de funil

Consideramos topo de funil a audiência ainda não entendeu que tem um problema e que sua empresa, possui a solução. Ou seja, o visitante não está em busca de um produto ou profissionais específico, só querem buscar conhecimento e tentar resolver sozinhas.

Essa é a etapa em que você precisa nutri-lo de conteúdo rico e fornecer a resposta de todas as eventuais dúvidas que o consumidor tiver. Nesse sentido, para que o processo de topo de funil funcione com excelência, é fundamental que você entregue exatamente o que o público está buscando: dados, estatísticas, informações e conteúdo de qualidade.

Meio de funil

No meio de funil o usuário pode estar indeciso, mas já sabe do ser produto/serviço. Neste momento, é comum que ele procure sobre você no Google e provavelmente, encontrará o seu concorrente.

Dessa forma, o consumidor de meio de funil já entendeu o problema e está considerando contratar a solução. É por isso, que essa etapa é tão importante e você precisa guia-lo para a tomada de decisão de maneira assertiva, para não perder para o  negócio vizinho. 

Fim de funil

Esta etapa é indubitável que você apresente sua empresa, seu produto, suas soluções e vantagens. Afinal, o cliente já está com a intenção de compra e está avaliando e comparando o seu serviço. 

Portanto, invista em um atendimento de qualidade, rápido e demonstre estar sempre à disposição, evidenciando os benefícios e diferencial da sua empresa. Não esquece do cuidado com a jornada de compra do cliente, siga as dicas e esteja preparado para alavancar suas vendas. 

Quais são as estratégias para atrair clientes?

Captar clientes com potencial de compra é um dos mais temidos problemas em integradoras solares. Mas, a dor de cabeça é passageira, pois, nós trouxemos todas as dicas que você precisará seguir para alavancar a captação e tornar os seus visitantes em consumidores fiéis do seu serviço.

Sobretudo, definir metas é um ponto primordial para a conquista de leads. Então, sempre tenha em mente que a sua meta deve ser algo alcançável e motivador.

  • Considere fatores econômicos da região onde sua empresa vai atuar e também concorrentes que atuam no mesmo local.

Posterior a isso, com uma meta traçada, defina seu plano de ação. Ou seja, o que você fará para que o seu objetivo seja atingido?

  • Nesse momento, é necessário testar caminhos e tornar o seu plano, um mapa. Não esqueça, nortear os seus passos é essencial, para que, seu alvo seja contemplado assertivamente.

Entretanto, não adianta possuir um bom plano e boas metas se você não investir em canais de divulgação eficazes. Em outras palavras, transmitir o conteúdo de forma relevante precisa vir acompanhado de campanhas competentes. É nesse momento que o marketing para energia solar auxilia sua empresa.

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  • Você pode começar com campanhas de links patrocinados no Google AdWords e Facebook Ads. Além disso, é importante você ter um site online para que as pessoas possam interagir com a sua empresa.

É notório, que as pessoas possuem mais facilidade e segurança para fechar negócio com quem elas conhecem, assim, elas sentem que o seu dinheiro estará preservado. Que isso é um fato, todos nós já sabíamos.

Mas, nem sempre converte-lo é uma tarefa fácil, pois, o ser humano gosta da sua zona de conforto e prefere continuar comprando em lugares de referência. Portanto, nesse momento, possuir um marketing de referência é agregador. Clientes satisfeitos são os melhores amigos de um negócio. 

É oportuno, por exemplo, que você atribua ações de divulgação através de indicação. O motivo é muito simples: clientes fiéis com certeza vão indicar a sua marca para, pelo menos, uma pessoa.

Além disso, para que seus visitantes sintam-se próximos do seu negócio, é válido enviar e-mails com novidades, ofertas e informativos, assim como, conectá-lo com você através das suas redes sociais, pensando em vender mais projetos fotovoltaicos.

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Como utilizar o marketing verde para energia solar?

As questões relacionadas ao meio ambiente são amplamente debatidas no mundo atual. Logo, iniciativas positivas para preservação ambiental juntamente com às inovações tecnológicas tem ganhado cada vez mais espaço, como é o caso da energia solar.

O que é marketing verde?

O marketing verde é uma forma de realizar o marketing com foco nas vantagens, ou ainda, mostrando a ausência de efeitos prejudiciais de tal produto. 

O ecomarketing visa transmitir a imagem de um negócio com consciência ecológica. Dessa forma, mostra-se que é possível realizar a mesma tarefa (produção de energia, nesse caso) sem precisar debilitar os recursos já escassos do meio ambiente.

Como implementa-lo para vender mais projetos fotovoltaicos?

  1. Não esqueça dos 3R’S: reduzir, reutilizar e reciclar
  2. Baseie o seu marketing de energia solar (verde) em atitudes e não apenas em um discurso
  3. Realize campanhas para a conscientização popular dos problemas gerados pelos poluentes
  4. Faça uso de um selo verde (certificação ambiental) para legitimar a preocupação da sua empresa com a sustentabilidade.

A energia solar em si, já realiza uma forma de marketing verde sem muitas explicações. Porém, incentivar com que as pessoas sejam adeptas do seu negócio, além de efetivo para suas vendas, é essencial para a concretização de uma empresa com preocupações sustentáveis.

Com isso, as campanhas são necessárias não apenas para maximizar lucros, mas também, para gerar cidadãos mais cautelosos.  Além disso, mostrará que é possível economizar e ainda se mostrar preocupado em reduzir danos ambientais gerados pelos métodos tradicionais.

Veja mais em: Marketing Verde para energia solar.

Como fazer um plano de marketing para vender mais projetos fotovoltaicos?

Construir um planejamento de marketing é absolutamente crucial para se manter “vivo” no mercado fotovoltaico. Em outras palavras, significa dizer que caso não haja a adaptação para os padrões de consumo atuais, provavelmente a sua empresa estagnará, ou seja, parará no tempo.

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Com a alta adaptabilidade do ser humano, é indubitável que com os negócios, possamos aceitar novas tecnologias com facilidade. Pois, a internet nos possibilita fazer remotamente, tarefas que antes, demandavam muito tempo.

Então, porque não utilizar desse grande aliado para otimizar e fortalecer a sua empresa? Confira abaixo como fazer um bom marketing para energia solar e garantir o progresso no ramo energético.

#1 Search Engine Optimization (SEO)

A otimização dos motores de busca (SEO) é uma maneira orgânica de promover o tráfego do seu site. Então, otimize suas palavras-chaves para termos importantes para indústria de energia solar e o seu público.

Assim, com um site bom, conteúdos ricos, relevantes e bem otimizados, ele aparecerá nas primeiras posições de busca do Google. Com isso, a construção de uma boa imagem, passando a ideia de domínio no assunto, é essencial.

Pois, dentro da jornada de compra, o cliente irá confiar na marca, garantindo que na hora da escolha, sua empresa será uma forte candidata. Além disso, o Inbound Marketing criará aos poucos uma relação duradoura com o visitante, aumentando assim, suas chances de compra. 

A partir do momento que ele é atraído para o seu site em busca de informação, fica mais fácil apresentar suas soluções e transformá-lo em cliente e até, quem sabe, um promotor da marca.

#2 Anúncios patrocinados

Outra dica muito importante de marketing para energia solar é a utilização de anúncios pagos. Diferentes dos orgânicos, que classificam e formam um “ranking” baseado na qualidade do site e na relevância das informações, nos anúncios patrocinados, você paga para aparecer primeiro nas pesquisas relacionadas ao seu negócio.

Porém, uma publicação paga pode gerar bons retornos financeiros para a sua empresa, já que, contribui para o conhecimento da sua marca e do seu serviço. Portando, concretizar onde o seu público-alvo passa mais tempo online é importante.

Veja também: atendimento para energia solar 

Os anúncios no Facebook, Instagram, LinkedIn e Google Ads podem ser otimizados para alcançar os clientes potenciais com base na localização e outros dados demográficos disponíveis.

Vale ressaltar que a publicidade, mesmo que paga, deve ser atrativa e gerar uma conexão com o seu site, por exemplo. Nesse sentido, será possível atingir seu público perfeito e em potencial, visando vender mais projetos fotovoltaicos.

Veja mais em: 10 dicas de marketing para energia solar

Como vender mais projetos fotovoltaicos?

A energia fotovoltaica está evoluindo exponencialmente no Brasil e no mundo. Estatísticas projetam que até 2030 o setor deve crescer 6 vezes, em relação a quantidade de energia gerada nos dias atuais.

Contudo, o mercado fotovoltaico encontra-se em expansão, sendo possível assim, aproveitar desta reta crescente para aumentar vendas de energia solar. O maior objetivo de um vendedor, juntamente com a sua equipe comercial é bater suas metas e fazer com que novos contratos sejam fechados mês após mês, e por consequência, vender mais energia fotovoltaica.

Porém, nem sempre é possível, visto que, muitos fatores influenciam no processo de vendas, demandando experiência, sabedoria e organização para que os seus objetivos sejam atingidos.

Nesse sentido, para que o sucesso das suas vendas seja garantido, é essencial que você e seu grupo de trabalho desenvolvam alguns hábitos, habilitando assim, que as possibilidade de aumentar vendas de energia solar sejam assertivas.

#1 Paciência

Cada cliente tem um tempo e processo diferente até chegar à tomada de decisão. Por isso, é importante que você não exija uma resposta imediata, pois este tipo de hábito pode ser uma maneira de afastar clientes. Portanto, seja paciente e tente fechar uma venda no momento certo.

Em outras palavras, prepare-se para lidar com frustrações e situações inusitadas, pois, a utilização de estratégias eficientes, farão que o seu cliente feche negócio na oportunidade certa e sem pressão. Dessa forma, será possível aumentar vendas de energia solar e conquistar clientes fidelizados e satisfeitos.

#2 Conheça seus clientes 

Conhecer o perfil do seu cliente ideal (ICP) é essencial para realizar um bom processo de vendas. Isso porque, conhecendo o seu potencial consumidor você consegue direcionar estratégias e distinguir com facilidade quais são as suas dores comerciais.

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Sendo assim , ao diagnosticar qual a real necessidade do cliente, é possível encontrar a solução de forma mais assertiva, elevar  as chances de fechar negócio e consequentemente, aumentar vendas de energia solar.

#3 Seja consultivo 

Uma venda consultiva é essencial para que o cliente adquira confiança e passe a ver o seu produto/serviço com outros olhos. Contudo, o  processo de vendas pode ser lento, exigindo que você mantenha um bom relacionamento com o seu cliente solar

Nesse sentido, não seja o tipo de vendedor que “empurra” a todo custo o seus produtos, pois, o cliente sabe quando você se importa e quando só quer vender.

Ou seja, preze por um atendimento de qualidade, empático e paciente, proporcionando uma boa experiência ao seu futuro consumidor, pois assim, o processo para aumentar vendas de energia solar será descomplicado. 

Leia mais em: Como aumentar vendas de projetos fotovoltaicos.

Como abordar um cliente de energia solar?

O assunto solar é uma área recente, ao mesmo tempo distante do dia a dia dos potenciais consumidores. Em outras palavras, para que seja possível vender mais projetos fotovoltaicos, é de suma importância que o integrador solar detenha as melhores e mais precisas informações do ramo.

O integrador solar deve tiver todas as suas dúvidas e saber abordá-lo com eficiência, bem como, desmistificar possíveis objeções. Entretanto, mesmo que muitos profissionais do ramo entendam sobre o produto/serviço, nem sempre é possível fechar vendas.

Além disso, é preciso de resiliência e sabedoria ao ouvir “não”, pois, é um investimento que demanda dinheiro e uma tomada de decisão mais assertiva. Lembre-se: o cliente de energia solar não comprará por impulso, não pressione-o e tenha paciência

Como manter um bom relacionamento com o cliente?

O seu cliente é a peça principal do seu negócio e deve ser tratado de maneira a enquadrar-se nesta posição. Sendo assim, estabelecer uma proximidade e criar uma conexão mais profunda, são maneiras eficientes de fidelizar o consumidor. 

Sem clientes você não tem um negócio. Tem um hobby.

E afinal, quem não gosta de ser bem atendido? Por isso, seja simpático e busque entender as reais necessidades do seu cliente e nunca esqueça de ser empática, agradável e de criar um ambiente confortável com o consumidor em potencial.

Outro fator, é a confiança, que é a base de qualquer negociação. Ao investir no relacionamento com o cliente, tenha em mente que demonstrar o quanto ele é importante, é essencial. Contudo, quando você acompanha de perto tudo que a ele diz respeito, as chances de conquistá-lo é muito grande. 

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Na resolução de problemas, por exemplo, tome cuidado. Esteja sempre de prontidão para solucionar os eventuais problemas e ofereça ideias que realmente funcionem. Ademais, o bom relacionamento com o cliente é uma via de mão dupla, trate-o da maneira que gostaria de ser tratado e garanta consumidor sempre satisfeitos. 

E você? É um integrador solar ou está pensando em empreender nessa área? Nós temos a solução para alavancar vendas dos projetos de energia fotovoltaica, otimizar processos e trazer mais tecnologia para a sua empresa.

Conheça o Solarfy, uma ferramenta inteligente para gerar propostas e acompanhar negociações com agilidade.

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