Atendimento para energia solar: como ter o melhor? De acordo com o relatório sobre as tendências da experiência do cliente em 2020, 74% dos clientes se declaram fiéis a uma determinada marca ou empresa e 52% dos consumidores relatam fazer o possível para comprar de suas marcas favoritas.

Muitas pessoas veem o atendimento como parte do processo de venda, porém, ele é a porta de entradapara os clientes, demandando assim, que a qualidade do atendimento para energia solar seja excelente.

Nesse sentido, um levantamento da American Express concluiu que 65% dos consumidores se dispõem a pagar o preço por um atendimento de qualidade, comprovando que 86% destes, estão dispostos a pagar até 25% a mais por um serviço prestado com qualidade.

Portanto, torna-se notório a importância do atendimento de energia solar, visando fechar mais negócios, maximizar seus lucros e rentabilizar cada vez mais a sua empresa. Tendo isso em vista, separamos tudo que você precisa saber sobre atendimento ao cliente. Confira abaixo dicas infalíveis:

O que é relacionamento com o cliente?

O relacionamento com cliente é a conexão criada entre uma empresa e sua persona. Ou seja, é um estratégia que unida ao ciclo de vendas, pode fidelizar consumidores e aumentar os lucros do negócio.

Nesse sentido, para que seja possível manter um relacionamento saudável com o cliente, é fundamental a implementação de ações que visem uma comunicação contínua entre os consumidores e a sua marca.

Portanto, ao investir nestes comportamentos, cria-se esforços voltados a gestão do atendimento ao cliente, que se organizada de maneira eficiente, pode ser composta de laços profundos, verdadeiros e de longo prazo. Sendo assim, a relação cliente empresa se fortifica, e com um consumidor satisfeito, o negócio ganha um defensor da marca.

Se existe um único segredo do sucesso, ele está na capacidade de ver as coisas do ponto de vista de outra pessoa.

Em outras palavras, ao gerir com qualidade o seu pós-venda e encantar o seu visitante, você ganha em uma via de mão dupla, primeiramente, porque clientes satisfeitos com certeza voltarão ao seu negócio.

E por segundo, eles se tornarão divulgadores do seu produto/serviço, ampliando suas possibilidades e maximizando vendas.

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Qual a importância de um bom atendimento para energia solar?

Oferecer uma experiência única, constante e de qualidade, é essencial para conquistar um consumidor e fidelizá-lo. Por outro lado, se sua empresa não oferece um atendimento para energia solar de excelência, por mais maravilhoso que seja o seu produto, provavelmente você será trocado pela concorrência.

Nós vemos os nossos clientes como convidados para uma festa em que nós somos os anfitriões. É nosso trabalho de todos os dias fazer com que cada aspecto importante da experiência do cliente seja um pouco melhor

Jeff Bezos CEO e fundador da Amazon.com, disse: “Nós vemos os nossos clientes como convidados para uma festa em que nós somos os anfitriões. É nosso trabalho de todos os dias fazer com que cada aspecto importante da experiência do cliente seja um pouco melhor.” A Amazon foi uma das empresas que mais prospectou clientes e gerou receita durante a pandemia.

Veja também: como vender energia fotovoltaica – 2 segredos 

Além disso, está entre as empresas mais comentadas do mundo, sendo reconhecida como uma potência, que sempre priorizou os seus clientes, desenvolvendo experiências repentinas e evoluindo com feedback. 

O propósito de um negócio é conquistar clientes que conquistam clientes.

Um dos princípios notáveis da Amazon, é a reduzido a uma frase “Defenda incansavelmente os seus clientes”. Afinal, sem clientes, não há negócio, não é mesmo? Portanto, tratar o consumidor como prioridade da sua empresa, é sem dúvidas, uma maneira bem eficiente de alcançar o sucesso e satisfazer clientes.

Um cliente insatisfeito custa o lucro de cinco clientes satisfeitos.

O que deve-se levar em consideração no atendimento para energia solar?

O atendimento para energia solar é indubitável para que sua empresa conquiste seu lugar no mercado e mantenha-o. Porém, se você não sabe por onde começar, você está no lugar certo. Primeiramente, te mostraremos como cultivar conexões e traçar caminhos confiáveis e acessíveis, almejando um relacionamento de qualidade com os seus clientes.

Conexões, como criá-las?

Conexão emocional é criar laços e sentimentos em comum para aperfeiçoar a comunicação entre as partes. No atendimento, essa é uma prática imprescindível, que tem o objetivo de fidelizar clientes, diminuir atritos e aumentar o ticket médio.

Segundo especialistas, uma pessoa toma cerca de 30 mil decisões por dia, sendo 95% delas, de maneira intuitiva. Ou seja, levando em consideração mais a emoção do que a razão.

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Sabendo disso, você deve concordar comigo que podemos utilizá-la como estratégia, visando melhorar o relacionamento e aumentar os lucros. Mas, você está preparado para criar laços legítimos com os seus clientes? Então, vamos lá!

Clientes podem demitir todos de uma empresa, do alto executivo para baixo, simplesmente gastando seu dinheiro em algum outro lugar.

A Harvard Business Review enfatizou, em uma de suas publicações, que consumidores emocionalmente conectados são duas vezes mais valiosos. Nesse sentido, estabelecer uma relação profunda, juntamente com um atendimento de energia solar de qualidade, é altamente rentável.

As conexões podem ser criadas de diversas maneiras, bem como, storytelling, rapport e sensação de pertencimento, por exemplo. Assim como você cria laços na vida pessoal, é a forma que você deve cultivá-los no meio profissional.

Storytelling

Quando você conta uma história ao seu cliente, você cria uma ligação mais profunda, gerando afinidade.

Normalmente, o storytelling é utilizado para criar uma identidade para a empresa e engajar com mais facilidade os seus visitantes e contribuintes. Nesta estratégia, é fundamental não confundir o “contar história” com fazê-lo perder tempo. Lembre-se: agir com bom senso é essencial.

Rapport

Essa prática consiste em criar um elo de empatia com outra pessoa, visando melhorar a comunicação entre ambos. O escritor americano, Anthony Robbins, define a técnica do Rapport como: “a capacidade de entrar no mundo de alguém, fazê-lo sentir que você o entende e que vocês têm um forte laço em comum”.

Afinal, a empatia é primordial para o estabelecimento de um relacionamento saudável e duradouro. Assim, coloque-se no lugar do cliente e tente compreender suas dores, mostrando-se sempre à disposição. Sensação de pertencimento.

A sensação de pertencimento está diretamente relacionada com a identificação com algum ideal ou atitude de determinada empresa. O atendimento para energia solar, por exemplo, pode gerar a sensação de pertencimento, visto que, a utilização de sistemas fotovoltaicos contribuem imensuravelmente com a descarbonização.

Para além de tecnologia ou qualidade, um fator que está fazendo a diferença para o indivíduo na hora da escolha de um produto é saber que valores a marca abraça.

Veja também: gerador de propostas de energia solar – como escolher o melhor

Como atender?

Desenvolver um bom relacionamento e possuir um atendimento de excelência, pode parecer uma tarefa complicada, mas, se bem organizada, torna-se acessível e cotidiana. Dessa forma, ao atender um cliente, busque entender o que o consumidor precisa, suas dores e demandas.

Para que o atendimento de energia solar seja eficiente, é necessário que você solucione o problema do visitante, seja ele qual for. Além disso, construa afetividade e confiança, fazendo-o se sentir seguro e assim, conquistando consumidores modernos, lembrando que “atender bem é atender sempre”.

Portanto, pense nas experiência do usuário em relação ao seus produtos e serviços, buscando sempre evoluir e propor soluções rápidas, sempre que algo der errado, peça desculpas e evite problemas recorrentes, que impactam negativamente na imagem da empresa.

Sobretudo, encontre a linguagem ideal para comunicar-se com cada cliente, porte-se de maneira compatível. Compreenda o perfil das suas personas e busque adaptar as estratégias e ferramentas do seu atendimento para um tom que seja confortável para cada uma delas. Sendo assim, você irá aumentar as chances de uma relação duradoura e satisfatória.

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Por que o atendimento de qualidade aumenta as vendas de energia solar?

Um atendimento para energia solar de qualidade amplia suas chances de negociação, atrai novos públicos e impacta positivamente o pós-vendas. Portanto, investir em na qualidade do relacionamento com o cliente de energia solar é imprescindível para construir uma empresa de êxito.

Sendo assim, a venda é a consequência positiva que o cliente tem com a sua marca. Em outras palavras, o atendimento de qualidade aumenta suas chances de venda, pois, fornece um diferencial competitivo, demonstrando a qualidade, eficiência e comprometimento da sua empresa com o cliente.

Como melhorar o atendimento ao cliente?

Melhorar o atendimento ao cliente é um processo voltado a resolução constante de problemas do cliente. É notório que essa transformação não se dará do dia para a noite, então, é fundamental que você adote práticas e medidas aos poucos, visando deixar cada vez mais sólido o atendimento.

Entretanto, existem diversas táticas para fazer com que o seu cliente sinta-se confortável, bem atendido e confie na sua empresa, facilitando a negociação. Pensando nisso, separamos algumas dicas para que você possa descomplicar esta tarefa, confira abaixo:

#1 Responder solicitações e chamados

Desde o primeiro contato, é importante que a sua empresa mostre-se estar disposta e preparada para atender todas as demandas e necessidades do cliente em questão. Sendo assim, não tente adivinhar o que ele precisa.

Ouça-o e tenha cuidado ao receber essas informações, armazene-as com responsabilidade e busque suprir tais necessidades. Não esqueça-se de guiá-lo durante todo o processo e não tenha pressa par atendê-lo, pois o cliente perceberá, e você perderá pontos por falta de atenção e comprometimento.

#2 Atender reclamações

  Assim que você recebe uma reclamação, normalmente encontramos o cliente nervoso. Sabendo disso, conseguimos utilizar estratégias para ameniza-lo. Uma delas é mostrar-se disposto a solucionar o problema, com calma e assertividade, sem mudar o tom de voz.

Neste caso, existe um período crítico para entrar em contato com cliente, de 24 a 48 horas, não extrapole-o. Caso o problema seja complexo e demande mais tempo, ligue para o consumidor e explique o trâmites e quais as providências estão sendo tomadas.

#3 Colher Feedback

Ao final de todo atendimento, é de grande valia solicitar feedback, pois assim, será possível mensurar seus erros e acertos. Ou seja, pergunte-o como ele classifica o atendimento e peça sugestões de melhorias, afinal, sempre há para onde expandir, não é?

Utilize das informações para gerar melhorias e reverter críticas em bons resultados, pois assim, você consegue analisar como a sua empresa está sendo vista. Além de possuir em mãos, o mapa para o sucesso.

#4 Entregar valor 

A última e mais pontual dica, é algo que devemos perdurar durante todo o processo. Em toda interação, seja ela qual for, procure agregar valor ao cliente e demonstrar que sua empresa é especial.

Isso fará com que ele confie em seu negócio e retorne mais vezes, fidelizando-se. O atendimento ao cliente é uma das principais ferramentas para você entregar valor continuamente.

Como contratar os melhores vendedores?

Em um mercado de grande concorrência, as empresas precisam ter mais que apenas produtos de qualidade, contemplando também, produtos que atendam às necessidades do cliente e um atendimento digno de fidelização.

Portanto, possuir um bom atendimento é essencial para se destacar perante os concorrentes. Em outras palavras, um cliente satisfeito além de gerar novas receitas, traz consigo novos consumidores e consequentemente, gerará mais vendas. Neste ciclo, é possível maximizar lucros, rentabilizar o estabelecimento e fidelizar visitantes.

Mas afinal, como contratar os melhores vendedores? Essa tarefa nem sempre é fácil, visto que, exige análises de aptidão e demandam qualificação. Sabendo disso, listamos os principais pontos, em ordem de relevância, para considerar-se ao contratar um vendedor. Vendedor de sistemas fotovoltaicos - Solarfy Um dos fatores relevantes para escolher vendedores de qualidade é a proatividade, pois, ao contratar um vendedor proativo, você melhora resultados, pensando de forma que, ele irá atrás de vendas e será um dos seus diferenciais competitivos.

Além disso, é imprescindível que o vendedor esteja alinhado com os ideais da empresa, principalmente com os valores, pois, são estes que ditarão o tom das negociações e o sucesso do seu negócio.

Veja também: desenvolvimento sustentável – 2 papéis do integrador solar 

Entretanto, ao trabalhar diretamente com o público, um bom vendedor deve possuir capacidade de escuta e facilidade de fala, afinal, estabelecer uma boa comunicação é imprescindível para a sucessão de vendas.

E ainda, o profissional resiliente pode ser um diferencial e tanto, pois, ao trabalhar com vendas, você está susceptível ao sim e ao não. Dessa forma, a inteligência emocional, unida à resiliência, farão deste processo mais simples e tranquilo.

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Por que investir para conectar um cliente de energia solar com a sua empresa?

Ao investir no atendimento ao cliente, é possível impulsionar vendas e gerar cada vez mais lucros para o seu negócio. Isso ocorre, pois, cria-se um ambiente mais profissional, agradável e receptivo.

Por isso é tão importante mensurar a experiência do usuário no decorrer de sua trajetória, garantindo assim, a satisfação do consumidores do seu produto e marca. De acordo com uma pesquisa da Accenture, companhia global de consultoria de gestão, 66% dos clientes não hesitam em desistir de um estabelecimento devido a problemas no atendimento.

Sobretudo, ao manter esta relação de proximidade com o cliente, você potencializa o processo e e ajuda a empresa a ganhar confiança e credibilidade, auxiliando cada vez na fidelização do público.  Em suma, possuir um atendimento para energia solar de alto nível, a experiência torna-se única, fazendo com que o visitante sinta-se acolhido pelo seu negócio.

Dessa forma, os motivos e benefícios de manter um bom relacionamento com o cliente e investir em um atendimento de excelência são diversos. Basicamente, você criará relações mais profundas e conexões assertivas com o seu cliente, ampliando suas possibilidades de comercialização e fidelização de um consumidor.

Se você criar um caso de amor com seus clientes, eles próprios farão sua publicidade.

Como atrair um cliente em potencial?

Captar clientes com potencial de compra é um dos mais temidos problemas em integradoras solares. Mas, a dor de cabeça é passageira, pois, nós trouxemos todas as dicas que você precisará seguir para alavancar a captação e tornar os seus visitantes em consumidores fiéis do seu serviço.

Sobretudo, definir metas é um ponto primordial para a conquista de leads. Então, sempre tenha em mente que a sua meta deve ser algo alcançável e motivador.

  • Considere fatores econômicos da região onde sua empresa vai atuar e também concorrentes que atuam no mesmo local.

Posterior a isso, com uma meta traçada, defina seu plano de ação. Ou seja, o que você fará para que o seu objetivo seja atingido?

  • Nesse momento, é necessário testar caminhos e tornar o seu plano, um mapa. Não esqueça, nortear os seus passos é essencial, para que, seu alvo seja contemplado assertivamente.

Como eu posso atraí-lo?

Com conteúdos densos, de qualidade e com respostas de dúvidas frequentemente procuradas nos mecanismos de busca. Portanto, possuir dados relevantes, com um bom SEO (Search Engine Optimization) e assim, aparecendo na primeira página das buscas do Google, é um dos caminhos eficazes para marketing de energia solar.

Entretanto, existem diversas possibilidades de ser lembrado e reconhecido digitalmente. Então, aqui você conseguirá entender cada detalhe e ainda, aprenderá maneiras, vantagens e motivos para colocar em prática o marketing para energia solar na sua integradora.

Consumidores são estatísticas. Clientes são pessoas.

Leia mais em: Marketing para energia solar 

Como abordar um cliente de energia solar?

As relações de consumo passam por uma grande transformação com o tempo. Atualmente, as pessoas buscam praticidade e objetividade, visto que, acompanhamos o ritmo de um mundo tão acelerado. Portanto, quanto mais assertivo em suas falas e mais direto em sua proposta, maior será a sua chance de conquistá-lo.

Porém, a boa notícia é que se você tem bons produtos e um serviço prestado com qualidade, sua empresa não precisará se esforçar muito para chamar a atenção do seu cliente. Dessa forma, evite abordagens tradicionais, com muita bajulação.

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Ou seja, use o tempo do cliente em potencial com sabedoria, sem ofertas e discursos repetitivos. Ademais, ouça o seu cliente, para que você saiba exatamente o que ele precisa, oferecendo o produto certo, no momento certo.

Como convencer o cliente a comprar energia solar?

Para que as suas negociações sejam mais profissionais e certeiras, é fundamental que você saiba respeitar o processo de vendas e não atropele essa ordem. Contudo, utilize estratégias para contornas objeções, seja persuasivo e demonstre que domina o que está fazendo.

Assim, você passará mais confiança e segurança para o cliente. Ademais, seja paciente e passe tranquilidade, não pressione-o. Dessa forma, a melhor forma de vender uma ideia, é acreditando nela. Posteriormente, traga este ideal para perto do consumidor, atrelando-o com a vida pessoal, por exemplo.

Ou seja, conheça a área, seja receptivo e mostre confiança, garantindo assim, que todo o processo se concretizará.

Considerações finais

Diante do acima exposto, conseguimos mensurar a importância de implementar e qualificar o atendimento ao cliente. Portanto, você, integrador solar, deve buscar as estratégias que melhor adaptam-se em seu negócio.

Em suma, podemos analisar casos de sucesso, bem como a Amazon, que trata como prioridade os seus consumidores, possuindo uma reta de crescimento exponencial como resultado, e comparar táticas, visando maximizar lucros.

Além disso, ao alinhar o seu atendimento e conectá-lo ao seus objetivo como empresa, você gera ganhos inestimáveis e uma reputação de qualidade. Nesse sentido, fortificar o relacionamento é benéfico em diversos sentidos, bem como, saber da necessidade do público, muitos antes que eles descubram que tem um problema.

As pessoas não sabem o que querem até mostrarmos a elas.

Desse modo, torna-se visível a importância em gerir com excelência o relacionamento e o atendimento do cliente. Buscando sempre satisfazê-lo, fidelizá-lo e finalizar o processo de comercialização da maneira mais transparente e objetiva possível.

Sendo assim, a sua empresa ganhará visibilidade, além de boa reputação, gerando cada vez mais oportunidades e ampliando a rentabilidade do seu negócio.

Mantenha-se próximo de seus clientes. Tão perto que seja você a dizer a eles o que precisam, muito antes que eles se deem conta do que necessitam.

E você? É um integrador solar ou está pensando em empreender nessa área? Nós temos a solução para alavancar vendas dos projetos de energia fotovoltaica, otimizar processos e trazer mais tecnologia para a sua empresa.

Conheça o Solarfy, uma ferramenta inteligente para gerar propostas e acompanhar negociações com agilidade.

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