O sistema solar não trabalha em sua potência máxima o tempo inteiro, visto que alguns fatores limitam o seu desempenho. Você quer entender como calcular a perda de eficiência de um sistema fotovoltaico? Acompanhe como fazer e quais são as causas que interferem diretamente na geração de energia solar.

Por que há perda de energia em um sistema fotovoltaico?

De maneira geral, nenhuma máquina é capaz de ter rendimento máximo em 100% do tempo. Para os módulos fotovoltaicos, não é diferente.

Sabendo disso, confira alguns fatores que podem influenciar na perda de geração de energia solar:

  1. Sombreamento
  2. Temperatura
  3. Cabeamento
  4. Inclinação de telhado

Para entendermos de forma mais específica a influência de cada item, observe a especificação de cada item:

Gere propostas
de energia solar
em até 2 minutos

Solarfy é a escolha de centenas de integradores.

Conheça o Solarfy!

A partir de R$49,75 no plano anual.

Integrador, gere propostas de energia solar em até 2 minutos!

1. Sombreamento

Ao mencionarmos os motivos de perda da eficiência de um sistema fotovoltaico, a sombra é um assunto citado. Afinal, o sombreamento é uma das preocupações na hora de projetar e instalar a energia solar.

De antemão, podemos afirmar que o sombreamento pode ser responsável por 1 a 5% das perdas totais de placas solares. Por isso, a averiguação do local de instalação é essencial, considerando:

  • Altura de árvores próximas
  • Se existem outros itens acoplados ao telhado (como chaminés e caixas de água)
  • Ou ainda, se há algum fator que pode causar sombreamento no módulo em grande parte do dia.

Aproveite para ler também:

Orçamento para energia solar: o que é e como fazer?
Dimensionamento de projetos fotovoltaicos: o que é e como fazer? 

2. Temperaturas

Ao contrário do que muitos pensam, as altas temperaturas podem ser um problema para o desempenho do sistema fotovoltaico. Para desmistificar esse senso comum, lembre-se:

Essa confusão acontece porque muita gente associa a produção de energia fotovoltaica com o calor do sol, mas na verdade ela depende da luz dos raios de sol.

Desse modo, painéis solares conseguem atingir grandes temperaturas com facilidade, podendo chegar a 60°C em dias quentes. Sabendo disso, toda placa perde eficiência devido à elevação de calor incidentes sobre o módulo solar.

Em um ambiente normal, o melhor desempenho do sistema acontece com uma temperatura de 25°C. Logo, a cada 1°C acima, o módulo perde, em média, o,45% da sua potência.

Na prática, significa dizer que se, hipoteticamente, um painel solar de 320W estiver sob 60°C, sua perda será de aproximadamente 15,80%, gerando, no máximo, 270 Watts.

3. Cabeamento

Durante a condução de energia também há perdas de eficiência, precisando ser consideradas na hora de realizar um dimensionamento fotovoltaico.

Para mensurar a quantidade de perda no cabeamento da corrente contínua, deve-se considerar:

  • A distância dos módulos à string-box do projeto – quanto mais distante, maior será a perda.

No entanto, para estes casos os valores variam, normalmente, entre 1 e 7%.

Já para as perdas no cabeamento da corrente alternada, deve-se analisar as variações e configurações da instalação, podendo variar também entre 1 e 7% de perda de eficiência de um sistema fotovoltaico.

4. Inclinação do telhado

Para o território brasileiro, recomenda-se que as instalações sejam realizadas com a parte da frente do painel solar voltado para o norte, visto que em nosso hemisfério o sol nasce ao leste, se inclina ao norte e se põe ao oeste.

Contudo, seguindo esta configuração, é possível garantir maior incidência da luz solar, aprimorando a eficiência do sistema e minimizando perdas.

Logo, em módulos instalados com a face direcionada para norte ou nordeste as perdas de energia solar variam entre 3 e 8%. Enquanto os módulos instalados com sua face voltada ao leste e oeste, possuem perdas de entre 12 e 20%.

Já para a face sul, as perdas são muito grandes. Para este caso, esta configuração só é recomendada para localizações mais ao norte do país.

E você? É um integrador solar ou está pensando em empreender nessa área? Nós temos a solução para alavancar vendas dos projetos de energia fotovoltaica, otimizar processos e trazer mais tecnologia para a sua empresa.

Conheça o Solarfy, uma ferramenta inteligente para gerar propostas e acompanhar negociações com agilidade.

Ficou com alguma dúvida sobre a proposta comercial de energia solar? Então deixe um comentário! Se você gostou desse artigo, considere se inscrever na newsletter gratuita e receba os próximos conteúdos diretamente no seu e-mail.

Gostou dessa matéria?

Cadastre-se na newsletter gratuita e receba os próximos conteúdos diretamente em seu e-mail!

Deixe um comentário