O autoconsumo remoto, que surgiu em 2015 após a RN 687 da ANEEL,  é a tecnologia que possibilita que o consumidor instale o seu sistema de geração de energia solar em um local distinto do ambiente de consumo.

Para o perfeito funcionamento, a condição é que os dois locais estejam dentro da mesma área de concessão da distribuidora, além de precisar, necessariamente, estar vinculado ao mesmo titular.

Em síntese, ao instalar energia fotovoltaica em um outro terreno ou imóvel, você pode utilizar os créditos de energia em outra residência, desde que cumpra com os requisitos já citados acima.

Neste conteúdo, vamos conversar sobre o autoconsumo remoto, seus princípios, funcionamento e vantagens. Confira na íntegra:

Gere propostas
de energia solar
em até 2 minutos

Solarfy é a escolha de centenas de integradores.

Conheça o Solarfy!

A partir de R$49,75 no plano anual.

Integrador, gere propostas de energia solar em até 2 minutos!

Afinal, o que é autoconsumo remoto?

O autoconsumo remoto é uma das 3 modalidades da geração compartilhada, que permite que a pessoa física torne-se um microgerador de energia, compartilhando os créditos do excedente da geração.

Dessa forma, mesmo que de maneira remota, é possível utilizar os benefícios do sistema fotovoltaico e reduzir a conta de luz em até 95%.

Aproveite para ler também:

Geração de energia compartilhada e a democratização do consumo

Vantagens do autoconsumo remoto

Que a energia solar, por inteira, é um grande benefício social e pessoal, nós já sabemos. No entanto, o autoconsumo remoto, por si só, traz vantagens únicas, que permitem um melhor aproveitamento do espaço e da geração energética. Veja:

Gera créditos de energia para mais de uma unidade consumidor

Essa é a principal vantagem de um sistema de autoconsumo remoto. Afinal, poder utilizar os créditos de energia em localidades diferentes é uma liberdade muito grande para quem possui mais de um imóvel.

Melhor escolha do local de instalação

Com a possibilidade de escolher o melhor local para instalar energia solar, aumentamos a produtividade das placas, visto que a incidência solar não é igual em todos os lugares.

💡 Dica: lugares com menos sombreamentos tendem a tornar o sistema solar mais eficiente na geração de energia.

Custos com a conta de luz? Apenas o mínimo

Este é o benefício mais citado quando se trata de energia solar, pois gerar a sua própria energia não traz surpresas na conta de luz, nem recebe aumentos exorbitantes ao final do mês.

Entretanto, é válido ressaltar que a taxa mínima de luz ainda deve ser paga, para custos com infraestrutura (mas este custo nem se compara com a fatura cheia, não né?)

Aproveite para ler também:

Taxa mínima de luz: energia solar em casa e como funciona

Como funciona a compensação de crédito no autoconsumo remoto?

Como mencionamos acima, o autoconsumo remoto é baseado na compensação de créditos de energia. Mas afinal, como este processo funciona?

Assim que a energia do sol é captada pelas placas fotovoltaicas e injetadas na rede distribuidora, um crédito, referente ao total gerado, é vinculado ao CPF do consumidor.

Estes créditos, portanto, podem ser abatidos na conta de energia elétrica, tendo durabilidade de até 5 anos (60 meses). Porém, é válido ressaltar que os créditos gerados são intransferíveis, sendo permitido o abatimento somente em residências de mesma titularidade.

E aí, você sabe a diferença entre autoconsumo remoto, geração compartilhada e geração em condomínios?

As três modalidade de geração de energia solar são estas:

  1. Autoconsumo remoto;
  2. Geração compartilhada;
  3. Geração em condomínios.

E para você nunca mais se confundir, separamos uma explicação simples e rápida para entender. Acompanhe:

Autoconsumo remoto

Esta modalidade, que é o assunto principal deste conteúdo, é pautada no compartilhamento dos excedentes de energia, distribuídas em locais diferentes, entretanto, com o mesmo CFP ou CNPJ.

Geração compartilhada

Já  no caso da geração de energia compartilhada, um conjunto de consumidores, pessoas físicas (PF) ou jurídicas (PJ), que compartilham energia dentro de uma mesma rede distribuidora.

Geração em condomínios

E a última modalidade, mas não menos importante: geração em condomínios. Neste caso, os moradores de um condomínio podem optar por instalar, em conjunto, um sistema fotovoltaico na área comum do prédio.

Em outras palavras, a energia solar assume o uso que o condomínio faz de energia elétrica.

E por fim, entenda a regra atualizado do autoconsumo remoto

Para reforçar tudo que já conversamos neste conteúdo, é importante falar sobre a regra do funcionamento do autoconsumo remoto. (E nem poderíamos finalizar de forma melhor). Confira abaixo:

  1. Os imóveis cadastrados para receber os créditos de energia solar precisam estar sob mesma titularidade;
  2. Não é possível transferir os créditos de energia de um CFP para um CNPJ, assim como ao contrário, mesmo que o proprietário seja o mesmo.
  3. Os locais cadastrados precisam estar sob a mesma rede distribuidora, permitindo o perfeito funcionamento do autoconsumo remoto e seus benefícios.

E aí, curtiu o conteúdo? Então comenta aqui embaixo quais são os próximos assuntos que você gostaria de ver por aqui.

Você é um Integrador Solar ou está pensando em empreender nessa área? Nós temos a solução para alavancar vendas dos projetos de energia fotovoltaica, otimizar processos e trazer mais tecnologia para a sua empresa. Teste grátis agora mesmo!

Conheça o Solarfy, uma ferramenta inteligente para gerar propostas de energia solar e acompanhar negociações com agilidade.

Gere propostas
de energia solar
em até 2 minutos

Solarfy é a escolha de centenas de integradores.

Conheça o Solarfy!

A partir de R$49,75 no plano anual.

Integrador, gere propostas de energia solar em até 2 minutos!

Ficou com alguma dúvida sobre autoconsumo remoto? Então deixe um comentário! Se você gostou desse artigo, considere se inscrever na newsletter gratuita e receba os próximos conteúdos diretamente no seu e-mail.

Gostou dessa matéria?

Cadastre-se na newsletter gratuita e receba os próximos conteúdos diretamente em seu e-mail!

Deixe um comentário