A escalabilidade de projetos fotovoltaicos no Brasil é imensurável. Um dos fatores contribuintes para o aumento na demanda de proposta de energia solar é a conscientização sustentável, juntamente com a necessidade de transformar os padrões de consumo atuais.

Por outro lado, este mercado tornou-se altamente escalável quando demonstrou seu custo-benefício, que por sinal, é bem atrativo. Além disso, com uma proposta de energia solar bem feita, é possível fazer com que o sistema dure por muitos anos, aumentando ainda mais as suas vantagens.

Portanto, estatísticas projetam um aumento significativo no ramo solar, bem como, a geração de 147 mil novos empregos. Ademais, a expectativa é que em 2021 sejam investidos R$ 22,6 bilhões em todo território nacional.

Nesse sentido, a Absolar (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica) divulgou dados ainda mais positivos. Segundo eles, a arrecadação estimada para o setor fotovoltaico é de R$ 6,7 bilhões só neste ano, demonstrando assim, a importância da energia solar para o poder público.

Contudo, com expectativas de crescimento cada vez maiores, conquistar o seu lugar na área solar é essencial para maximizar lucros e rentabilizar o seu negócio. Ou seja, investir em qualidade de atendimento e elaborar proposta de energia solar com qualidade é uma forma eficiente e assertiva de crescer juntamente com o mercado.

Pensando nisso, separamos dicas infalíveis para que a sua empresa alcance o sucesso. Sendo assim, confira abaixo tudo que você precisa saber para elaborar e entregar proposta de energia solar com excelência.

O que é uma proposta de energia solar?

A proposta de energia solar é a porta de entrada para fidelizar um consumidor e concluir uma negociação. É por meio dela que apresentaremos o projeto, os custos, as demandas e o dimensionamento de energia solar. 

Portanto, a proposta de energia solar possui um grande peso na tomada de decisão do seu cliente, exigindo assim, que você formule-a de maneira irrecusável, demonstrando domínio e passando confiança ao potencial comprador.

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Em outras palavras, elaborando a sua proposta de energia solar de forma assertiva e com qualidade, você conquistará com facilidade novos clientes e se estes mesmos receberem um atendimento de excelência, com toda certeza, eles indicarão o seu negócio para um amigo, ampliando cada vez mais a sua rede de consumidores.

Nesse sentido, é importante que você preze pela prestação de serviço executada perfeitamente, do início ao fim. Assim, a peça chave da sua empresa: o seu cliente, estará satisfeito e consumidores satisfeitos fazem marketing para você.

O que não pode faltar em uma proposta de energia solar?

Em um processo de vendas, é essencial que alguns fatores não deixem a desejar, bem como, formalidade, simpatia, qualidade de serviço e comunicação eficiente.

É claro, ao elaborar uma proposta de energia solar e apresentá-la ao cliente, apenas um bom atendimento não basta. Por isso, é importante que o seu negócio englobe múltiplas qualidades para suprir as exigências do mercado e do consumidor.

Sabendo disso, torna-se fundamental que o seu negócio enquadre-se em um padrão de comercialização, fazendo com que assim, as suas vendas alavanquem e a sua empresa atinja o sucesso.

Ou seja, o que não pode faltar em uma proposta de energia solar é responsabilidade, exatidão e objetividade. Desse modo, separamos os principais motivos para seguir à risca estes três princípios para alcançar um atendimento, projeção e instalação de qualidade.

Responsabilidade

Ao elaborarmos uma proposta de energia solar devemos ter como premissa básica a responsabilidade, visto que, além de um desejo do consumidor, estamos realizando um projeto que precisa ser dimensionado, analisado, projetado e instalado de maneira eficaz.

Isso porque, após a devida colocação dos painéis solares, o mínimo que um cliente espera é vê-lo funcionando perfeitamente e suprindo as suas necessidades. Portanto, certifique-se de que tudo sairá como o planejado e tenha responsabilidade com o dinheiro do consumidor, visando satisfazê-lo e posteriormente, fidelizá-lo.

Exatidão

Para que a proposta de energia solar seja assertiva, é importante que todos os cálculos, dimensionamentos, inclinações e quantidades sejam executados com exatidão.

Dessa forma, procure trabalhar com profissionais qualificados, diminuindo assim, as chances de algum fator contribuir negativamente com o projeto. Neste processo é essencial que haja revisões e que tudo seja recalculado, revisado e aprovado por um engenheiro autorizado.

Veja também: gerador de propostas de energia solar – como escolher o melhor?

Objetividade

Seja objetivo ao apresentar a sua proposta de energia solar, não enrole o cliente e nem esconda pontos relevantes. É fundamental deixar o conteúdo de forma transparente, sincera e objetiva. Contudo, explique os mínimos detalhes e esteja sempre preparado para perguntas, nunca transpareça dúvida ou desconforto, pois, isso pode colocar a sua negociação em risco.

Em outras palavras, busque apresentá-lo de maneira acessível, compreensível e não esqueça de não pressioná-lo para uma resposta imediata.

Como impressionar com uma proposta de energia solar?

Ao fazer uma proposta comercial é indubitável que você reúna diversas informações, bem como: dados do cliente, análises técnicas, dimensionamento solar e cálculo de logística e mão de obra, transferindo todas estas referências para o projeto fotovoltaico.

Sim, este processo exige muito tempo e trabalho, sendo necessário otimizá-lo para destacar-se perante outras propostas que o comprador em potencial receberá.

Inicialmente, para elaborar uma proposta de energia solar você precisará ter em mãos a conta de energia, o perfil do consumo e a área de telhado disponível, juntamente com a usa estrutura civil. Com estes dados será possível executar um pré-projeto.

Desse modo, você poderá verificar quais os melhores equipamentos para suprir a demanda, bem como, saber quantas placas serão necessárias, quais suas potências e qual o inversor correto para o sistema.

Posteriormente, você conseguirá calcular os custos com mão de obra, equipamentos, deslocamento e impostos, podendo assim, estabelecer um preço justo e assertivo para a proposta de energia solar.

Além disso, unindo essas informações e desenvolvendo o projeto, formate-o para melhor se adequar com a proposta de energia solar que o seu cliente espera receber. Portanto, é interessante que você realize todo o processo com qualidade, almejando fechar o negócio.

Diante disso, para trazer este consumidor para a sua empresa é importante que o seu negócio tenha diferenciais visíveis, pois, estatísticas apontam que um comprador recebe de 3 a 5 propostas fotovoltaicas, para aí sim, tomar a decisão.

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Como impressionar com uma proposta de energia solar?

Com um mercado cada vez mais concorrido, possuir um diferencial competitivo é imprescindível para manter-se no ramo solar. Nesse sentido, é conveniente utilizar de algumas estratégias para aumentar vendas e maximizar lucros em sistemas fotovoltaicos.

Portanto, listamos abaixo 3 passos para impressionar o seu cliente e garantir a comercialização da proposta de energia solar. Utilizando estas táticas com sabedoria será possível agregar valor ao seu negócio, além de assegurar um serviço de qualidade. Confira:

Princípios da empresa

O padrão de consumidor atual está em constante evolução, porém, o cliente não busca mais apenas comprar um produto, mas sim, desenvolver um vínculo com a empresa. Este processo se intensifica ainda mais quando falamos de proposta de energia solar, pois, o processo de vendas não termina na instalação do sistema solar. 

O pós-venda de energia fotovoltaica é longo e exige revisões periódicas, bem como, eventuais manutenções, por isso a importância em manter um bom relacionamento com o seu consumidor.

Por outro lado, os princípios da empresa, como a sustentabilidade, por exemplo, são considerados um diferencial, visto que, os clientes buscam dia após dia contribuir com planeta e desacelerar o consumo desenfreado dos recursos naturais.

Além disso, prezar pelo bom relacionamento com o cliente e possuir como missão a satisfação do mesmo, bem como, solucionar os seus problemas, é imprescindível para impressioná-lo e fidelizá-lo ao seu negócio.

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Portanto, opte por deixar seus ideais visíveis, objetivos e alinhados com o mercado fotovoltaico, sempre levando como parâmetro o feedback de clientes e buscando o progresso rotineiramente.

Principalmente, não permita cair no esquecimento que o trabalho árduo merece o reconhecimento de sua equipe, os seus funcionários devem estar motivados e focados em fazer da sua empresa um sucesso.

Coisas incríveis no mundo dos negócios nunca são feitas sozinhas, e si por uma equipe.

Agilidade e confiabilidade

Durante a comercialização do seu produto/serviço é importante despertar a confiança do seu consumidor em potencial, demonstrando domínio sob o ramo energético e agilidade em negociar.

Nesse sentido, o desenvolvimento de uma proposta de energia solar e toda a execução do atendimento, é fundamental deixar o seu cliente confortável e seguro, aumentando as chances de concluir a operação. Contudo, lembre-se de ser cortês e empático, afinal, todos nós gostamos de atenção em momentos como este.

Veja também: resolução da ANEEL: o que mudou na última revisão 

Todavia, tenha um arsenal de bons comentários sobre o seu serviço, pois, o cliente vê uma boa reputação como sinal de confiança, pois significa que a sua organização entrega realmente tudo o que promete. Partindo dos primórdios, nenhuma empresa sobrevive ao longo dos anos se tiver uma má relação com os seus públicos, não é?

Portanto, cultive boas relações e construa conexões mais profundas com os seus clientes, pois assim, o seu processo de vendas se descomplicará e a reputação do seu negócio alavancará de maneira estrondosa.

Faça o que você faz tão bem, que as pessoas vão querer vê-lo novamente, e vão trazer seus amigos.

Qualidade da proposta de energia solar

Elaborar uma proposta de energia solar de qualidade é uma maneira eficiente de impressionar o seu cliente em potencial, pois, se levarmos como exemplo, se o seu cliente receberá de 3 a 5 outras propostas, para conseguir se destacar você precisará ser o melhor.

Apesar de parecer difícil, é possível descomplicar esta tarefa executando o seu projeto padronizado e com objetividade, não permitindo faltar qualidade nem em seu atendimento mais corriqueiro.

Portanto, para impressionar o seu cliente com a proposta de energia solar priorize deixar tudo bem explicado, com boas referência e investindo em uma comparação, além de apresentar o seu custo benefício.

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Uma boa dica é tentar sempre demonstrar um ou mais exemplos de casos de sucesso realizados anteriormente. É importante deixar claro para o cliente que o seu valor é muito maior que o serviço propriamente dito.

Por isso, o diferencial em relação à concorrência, nesse caso, é assegurar mais que qualidade do serviço. Oferecendo suporte, consultorias e a sensação de que você está ali para o der e vier. Assim, você cria um elo poderoso para fechar negócios com clientes que indicam clientes, e esse é o melhor cartão de visita que existe.

Como vender sistemas fotovoltaicos?

O primordial, nesse momento, para vender energia fotovoltaica, é possuir uma equipe de vendas qualificada para exercer tal função. Se você não priorizar a qualificação de vendedores, essa escolha pode lhe fazer perder muitos clientes.

Além disso, com os padrões de consumo modificados, a venda tornou-se mais consultiva. Contudo, é importante oferecer seu serviço de forma assertiva, abordando o consumidor em potencial da maneira certa.

Para oferecer seu serviço/produto de forma mais eficiente e vender energia fotovoltaica com mais qualidade, é preciso, além de especialização, entender o perfil do seu cliente.

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Posterior a isso, trazê-lo para perto da sua empresa é uma boa tática para fechar negócios. É necessário também, fazer com que o futuro consumidor se sinta seguro e confortável ao conversar com o seu vendedor.

Por isso, simpatia e educação são essenciais para que esse cliente sinta-se bem atendido. Afinal, escolher bem as pessoas que trabalham na comissão de frente da sua empresa é inquestionável, pois, é a cara e a reputação do seu negócio que está em jogo.

Nesse mesmo sentido, a oferta de um produto deve ser realizada de forma leve. O bom marketing é aquele que não parece marketing. Aliás, promover o seu serviço durante a venda e como você exerce essa estratégia é a principal incógnita que definirá se essa função está sendo realizada de forma positiva ou negativa.

Dessa forma, ao ofertar o produto, você deve destacar de forma fácil e acessível qual é a vantagem em consumi-lo. Entretanto, ser realista com os benefícios é indubitável.

A dica é simples: entenda o problema dele e mostre a solução que o seu serviço/produto trará para o consumidor. Pois, assim, será muito mais fácil vender proposta de energia solar

Por fim, ofertar o seu negócio nem sempre é uma tarefa fácil, mas, mostrando seus diferenciais, benefícios e investindo em profissionalização, tenho certeza que ficará descomplicado todo o seu processo de comercialização fotovoltaica.

Como dimensionar um sistema de energia solar?

Para saber o tamanho do sistema que você precisa é ideal que seja feita uma análise da sua conta de energia. Através de um consumo energético médio, ao longo de 12 meses do ano, será possível entender a demanda que o cliente possui.

Assim, o dimensionamento do projeto de energia solar será assertivo e eficaz, realizando com exatidão a proposta de energia solar.

Contudo, é a hora de analisar a relação de todos os equipamentos em que há pretensão de se ligar ao sistema. Por isso, verifique o consumo em Watts e a quantidade de horas que cada um fica ligado por dia.

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Assim, será possível multiplicar os valores de consumo pelas horas de uso, dimensionando especificamente, a proposta de energia solar.

Somando todos os resultados, obtemos o consumo diário de energia. Quando se tratar de consumo não regular, tal como residência de fim de semana, é preferível trabalhar com valores de consumo, considerando os dias que não haverá consumo mas há geração e isso deve ser compensado com o armazenamento em baterias.

Veja também: vender mais projetos fotovoltaicos (marketing e vendas)

Quantos amperes hora gera uma placa solar?

Uma única placa solar de 100 Wp, por exemplo, é capaz de gerar entre 12 e 20 kWh por mês. No entanto, as perdas de energia  são utilizadas para o cálculo de consumo mensal, uma vez que sistemas com baterias (off-grid) perde-se aproximadamente 35% da energia e sistemas conectados à rede (on-grid) 20%.

Para realizar o cálculo, é necessário estabelecer um parâmetro, como uma média 150 W para uma placa solar de 1 m². E então você deverá multiplicar o valor pela taxa de irradiação solar da sua região, obtendo a geração diária de energia máxima.

Na região Sul, com boa incidência de luz solar, utiliza-se em média 7 placas. Já as demais regiões, em média 8 painéis solares.

É importante ressaltar que os kWh que um painel produzirá depende da sua potência e incidência de luz solar na instalação

Quanto custa um kit fotovoltaico residencial?

O kit fotovoltaico é essencial para a instalação de placas geradoras de energia solar. Contudo, o kit fotovoltaico é um conjunto de painéis solares e demais equipamentos que compõem o sistema, bem como, o inversor solar, controladores de carga e estruturas de fixação, baterias, cabos de conexões e string box.

Entretanto, o valor de um kit de energia solar é variável, visto que, cada residência possui uma demanda, e cada demanda possui um kit diferente. Sendo assim, é possível mensurarmos a média de custos, sem a instalação ou mão de obra:

  1. Kit de Energia Solar Residencial 2,23 kWp – R$11.249,00
  2. Kit de Energia Solar Residencial 4,9 kWp -R$20.009,00
  3. Kit de Energia Solar Residencial 6,23 kWp -R$ 23.819,00
  4. Kit de Energia Solar Residencial 8,9 kWp –R$33.179,00
  5. Kit de Energia Solar Residencial 12,02 kWp –R$42.689,00

Tudo que você precisa saber sobre painéis solares

Os painéis para sistema fotovoltaico são uma das maneiras mais sustentáveis de produzir energia, já que, utilizam de um recurso abundante e renovável: a luz do sol.

A placa solar é considerada o coração do sistema, pois, faz o papel de gerar a energia. Nesse sentido, possui a função específica de absorver a energia solar e direcioná-la para o inversor, que transformará a mesma em eletricidade.

Como funciona um painel de energia solar?

O funcionamento de um painel solar é simples, após ser instalado ele passa a captar os raios solares através de um conjunto de células fotovoltaicas, as quais possuem elétrons, uma carga negativa que gira em torno do átomo. Estes, por sua vez, ao serem atingidos pela incidência de raios solares sobre a placa, se movimentam e geram uma corrente de energia.

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Tamanho e vida útil de um painel fotovoltaico

O tamanho de uma placa é variável, porém, em média, ele possui 1m², pesando um pouco mais de dez quilos. Um painel fotovoltaico nestas proporções possui cerca de 36 células fotovoltaicas, sendo possível produzir cerca de 17 volts em uma potência de até 140 watts.

Além disso, o seu tempo de vida é de aproximadamente 25 anos e o tempo do retorno do investimento, normalmente se dá entre 6 e 8 anos.

Qual a tensão de um painel solar?

Geralmente produzem-se placas fotovoltaicas formadas por 36, 60 ou 72 células, isso quer dizer que existem placas solares com tensões nominais de aproximadamente 18, 30 ou 36 V respectivamente e a utilização destas dependerá da aplicação requerida.

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Qual a potência de um painel solar?

Geralmente, as potências de painéis solares variam entre 305, 310, 320, 330, 335, 340, 345, 350, 355 até 405 watts. A grande maioria dos painéis fotovoltaicos tem garantia de potência de 80% de sua potência original por até 25 anos.

Como calcular a quantidade de placas?

Energia = potência X tempo X Rendimento

Na região Sul, que compreende os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, temos, em média, 5,37 horas diárias de irradiação solar útil à geração fotovoltaica.

Ou seja, os parâmetros citados anteriormente, nessa situação, um módulo fotovoltaico de 265 W gera, por dia 1,14 kWh, dessa forma:

Energia = 265 X 5,37 X (1 – 0,20)

* Considerando uma perda de 20% para fatores como a sujeira do coletor (por isso o rendimento= 1 menos 0,20 dos 20% de perda).

 

Assim, ao final de um mês, um módulo fornece 34,20 kWh/mês.

Agora, basta você saber qual é o gasto mensal em kWh do seu consumidor. Por exemplo, se um cliente X consome 250 kWh/mês, basta você fazer uma regra de 3 com os valores que 1 placa fornecerá em relação a quantidade demandada.

1 módulo——- 34,20 kWh

                                             x módulos——- 250 kWh (varia de cliente para cliente)

Por fim, resolvendo a regra de 3 (multiplicando cruzado) você chegará ao número exato de placas necessárias para o projeto. Nesse caso, será preciso instalar 7,31 módulos, arredondando sempre para mais = 8 placas solares.

Além disso, cada placa solar possui em média 1,5 e 2 m², dependendo do modelo e marca. Então, por esse lado, se uma residência precisa de 8 módulos, os mesmos ocuparão entre 12 e 16 m². Ou seja, realizando estes cálculos a sua proposta de energia solar estará coerente e assertiva.

Quanto custa um sistema fotovoltaico?

O valor final de uma proposta de energia solar conta com diversas variáveis, porém, é possível criar uma estimativa de preços médios. Com base no relatório Análise do Mercado Fotovoltaico de Geração Distribuída – no segundo Semestre de 2017 da consultoria Greener, confira:

  • Em um sistema pequeno, com potência de 2 kWp e faixa de consumo mensal de 250 a 350 kWh/mês, o preço médio é de aproximadamente R$ 15.620,00.
  • Um sistema médio, com potência de 4 kWp e faixa de consumo mensal de 550 a 660 kWh/mês, possui um preço médio de R$ 26.080,00.
  • No caso de um sistema grande, com potência de 8 kWp e faixa de consumo mensal de 1000 a 1100 kWh/mês, conta com um preço médio de R$ 46.400,00.

 

Por fim, é importante frisar que: os valores sofrem alterações e podem variar conforme integradora e componentes escolhidos. Os dados fornecidos são apenas um parâmetro, em média, dos custos para instalar uma proposta de energia solar.

Veja também: planejamento estratégico – 10 dicas para empresas integradoras de energia solar 

Considerações finais

Diante do exposto acima, conseguimos mensurar a importância da elaboração de uma proposta de energia solar de qualidade. Por meio dela, é possível atrair cada vez mais clientes, fechar muitos negócios e maximizar os lucros da sua empresa.

Portanto, ao executar uma proposta de energia solar, lembre-se de optar pela excelência e utilizar as dicas para impressionar o seu cliente e garantir a comercialização. É essencial que você treine sua equipe de vendas e esteja preparado para toda e qualquer dúvida que o consumidor possa ter.

Por fim, preze pelo bom atendimento ao cliente, criando relações profundas e laços apertados, pois assim, a maneira com que você vende o seu produto se tornará mais convicta e com uma rede forte de consumidores. Afinal, não existe uma empresa de sucesso se não existirem usuários satisfeitos.

A melhor propaganda é feita por clientes satisfeitos. 

E você? É um integrador solar ou está pensando em empreender nessa área? Nós temos a solução para alavancar vendas dos projetos de energia fotovoltaica, otimizar processos e trazer mais tecnologia para a sua empresa.

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